![]() |
Foi formalizado na manhã desta quinta-feira (03) o acordo que libera R$ 23 milhões do Fundo Amazônia para financiamento do projeto de monitoramento da floresta Amazônica nos países vizinhos. O protocolo foi firmado entre a Organização do Tratado ã Cooperação Amazônica (OTCA) – formada por Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela – e o BNDES, gestor do fundo.
Em maio, ((o))eco publicou matéria de Giovanny Vera Stephanes sobre o acordo agora assinado.
Segundo a assessoria de imprensa do Ministério do Meio Ambiente, os demais países da América do Sul terão os mesmos mecanismos de controle do desmatamento que já estão em uso no Brasil. Entre eles, monitoramento por satélite, salas de observação e pesquisa e receberão treinamento e suporte de tecnologia para acompanhamento das imagens da cobertura florestal.
O acordo também teve a participação do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Leia Também
O Brasil tem o que ensinar: por um Deter global
Inpe e Imazon: vigilantes do desmatamento na Amazônia
PPBio lança livro sobre sistema de monitoramento na Amazônia
Leia também
#esselivroéobicho
Poucos são os livros informativos que apresentam às crianças – com arte, ciência e estética – a diversidade da #faunabrasileira →
Resex do Marajó alia tecnologia à conservação para proteger biodiversidade
Iniciativa da IUCN e empresa chinesa monitora indicadores das mudanças climáticas na Resexmar de Soure, para melhorar adaptação local à crise do clima →
Duas espécies de peixes das nuvens são descobertas no litoral de São Paulo
Peixes foram identificados a partir de análises de DNA de mais de 70 exemplares depositados em coleções científicas →






