
Se não for pela natureza, que seja pelo abastecimento de água, argumentam os responsáveis pela Organização Mantiqueira Viva, que querem sensibilizar a população para que o processo de tombamento de um corredor ecológico na Serra da Mantiqueira seja mantido. A organização entrou com pedido de tombamento da área ao Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico da Secretaria Estadual de Cultura, mas o processo está ameaçado.
O corredor ecológico é uma área ainda preservada de 45 mil hectares que liga o Parque Nacional do Itatiaia ao Parque Estadual de Campos do Jordão. A proposta de tombamento protegeria o local, mas o governo do estado de São Paulo está articulando para que o Conselho arquive o processo de tombamento, iniciado em 2011.
“As matas que restaram na Serra da Mantiqueira é que garantem grande parte da água que o Rio de Janeiro e o Vale do Paraíba usam para beber e abastecer suas indústrias. Destruir essas matas levará fatalmente a uma crise ainda maior de abastecimento”, diz o texto da petição online aberta no Avaaz e que será entre ao governador Alkmin.
A meta da Organização Mantiqueira Viva é recolher 100 mil assinaturas.
Saiba Mais
Petição Online – Tombamento de corredor ecológico Serra da Mantiqueira
Leia Também
Guerra da desinformação
Resistências à conservação
Precisamos de mais visitantes nas unidades de conservação
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Clima avança no papel, mas estados falham na execução, aponta estudo
Anuário mostra que, apesar de progressos, desigualdades entre estados, gargalos institucionais e falta de adaptação ampliam riscos e prejuízos diante de eventos extremos →
Conferência sobre fim dos fósseis aposta em “coalizão de ação” fora da ONU
Fora do formato das COPs, encontro aposta em coalizão de países para avançar na implementação da agenda climática →
Destinação inadequada de lixo freia meta de biometano prevista para 2026
Com 3 mil lixões ativos, Brasil desperdiça 28 milhões de toneladas de lixo por dia que poderiam virar biometano se fossem corretamente destinados →

