
Em comemoração a Semana do Meio Ambiente, a Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro lançou a publicação Receitas Culinárias de Aproveitamento Total, que reúne 23 tipos de pratos. Para produzi-los, é preciso usar todas as partes dos alimentos que entram como ingredientes, tais como talos, cascas e sementes, que normalmente são jogados fora na preparação.
A iniciativa faz parte do Projeto Ecobuffet, que capacita moradores de comunidades carentes em Culinária Sustentável. O projeto é desenvolvido com base em quatro pilares: aproveitamento total de alimentos, geração de renda, redução de resíduos orgânicos e educação ambiental.
“Essas receitas mostram que é possível fazer comida bonita e saborosa. Além dos alunos aprenderem a evitar o desperdício, eles são capacitados para o mercado de trabalho e alguns saem daqui, querendo até abrir o seu próprio negócio”, disse Carlos Portinho, Secretário Estadual de Ambiente.
O livro foi lançado na última segunda-feira (2/6), em evento no Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara (Cadeg), em Benfica e será distribuído entre os alunos e monitores do projeto Ecobuffet.
Mas a versão em PDF pode ser baixada no link a seguir. Bom apetite!
Saiba Mais
Receitas Culinárias de Aproveitamento Total
Leia Também
Dicas de como ter uma alimentação mais sustentável
Por uma alimentação sustentável, variada e sem pressa
ONU lança site sobre desperdício de alimentos em português
Leia também

O pônei da Ursula e o destino dos lobos europeus
Ou como movimentos pessoais podem ameaçar uma espécie memorável e o equilíbrio ecológico de todo um continente →

The conservation of the lesser anteater in the Pantanal depends on protecting the giant armadillo
New research reveals the hypothesis that the burrows left by giant armadillos serve not only as shelters but also as feeding sites for anteaters →

Futuro é uma palavra feminina
A luta pela paridade de gênero e maior equidade em todos os espaços é também uma questão ambiental ou mais do que isso, uma questão de sobrevivência →