Salada Verde

Livro mostra como usar integralmente os alimentos

Publicação reúne “Receitas Culinárias de Aproveitamento Total” e incentiva a redução do lixo orgânico produzido nas residências.

Redação ((o))eco ·
5 de junho de 2014 · 10 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Sopa é um excelente prato para aproveitar alimentos. Acima, Sopa de pescado. Foto: Jenny downing/Flickr.
Sopa é um excelente prato para aproveitar alimentos. Acima, Sopa de pescado. Foto: Jenny downing/Flickr.

Em comemoração a Semana do Meio Ambiente, a Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro lançou a publicação Receitas Culinárias de Aproveitamento Total, que reúne 23 tipos de pratos. Para produzi-los, é preciso usar todas as partes dos alimentos que entram como ingredientes, tais como talos, cascas e sementes, que normalmente são jogados fora na preparação.

A iniciativa faz parte do Projeto Ecobuffet, que capacita moradores de comunidades carentes em Culinária Sustentável. O projeto é desenvolvido com base em quatro pilares: aproveitamento total de alimentos, geração de renda, redução de resíduos orgânicos e educação ambiental.

“Essas receitas mostram que é possível fazer comida bonita e saborosa. Além dos alunos aprenderem a evitar o desperdício, eles são capacitados para o mercado de trabalho e alguns saem daqui, querendo até abrir o seu próprio negócio”, disse Carlos Portinho, Secretário Estadual de Ambiente.

O livro foi lançado na última segunda-feira (2/6), em evento no Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara (Cadeg), em Benfica e será distribuído entre os alunos e monitores do projeto Ecobuffet.

Mas a versão em PDF pode ser baixada no link a seguir. Bom apetite!

 

Saiba Mais
Receitas Culinárias de Aproveitamento Total

Leia Também
Dicas de como ter uma alimentação mais sustentável
Por uma alimentação sustentável, variada e sem pressa
ONU lança site sobre desperdício de alimentos em português

 

 

 

Leia também

Podcast
18 de novembro de 2024

Entrando no Clima#37- Brasil é escolhido como mediador nas negociações

Os olhos do mundo estão voltados para o Brasil, que realiza a reunião final do G20 na segunda e terça-feira (18 e 19), mas isso não ofuscou sua importância na COP29. O país foi escolhido pela presidência da Cúpula do Clima para ajudar a destravar as agendas que têm sido discutidas na capital do Azerbaijão,

Notícias
18 de novembro de 2024

G20: ativistas pressionam por taxação dos super ricos em prol do clima

Organizada pelo grupo britânico Glasgow Actions Team, mensagens voltadas aos líderes mundiais presentes na reunião do G20 serão projetadas pelo Rio a partir da noite desta segunda

Notícias
18 de novembro de 2024

Mirando o desmatamento zero, Brasil avança em novo fundo de preservação

Na COP29, coalizão de países com grandes porções florestais dá mais um passo na formulação de entendimento comum sobre o que querem para o futuro

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.