Salada Verde

Além de curtidas, o tuco-tuco merece mais proteção

Ameaçado de extinção pela destruição de habitats, o roedor pertence a uma grande família exclusiva da América do Sul

Aldem Bourscheit ·
11 de março de 2024
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

A aparição recente da simpática espécie em vídeo e reportagens colheu milhares de “likes” em Redes Sociais, enquanto os ambientes onde vive encolhem pelo avanço da urbanização, de obras de infraestrutura e do agronegócio, do Pampa à Amazônia.

Parente da capivara e do porquinho-da-índia, o tuco-tuco é igualmente um roedor e parte da grande família Ctenomyidae, com 65 espécies exclusivas da América do Sul. Oito delas vivem no Brasil, em Rondônia, Mato Grosso, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Com cinco espécies, o último estado é o mais rico em tuco-tucos, também chamados de curus-curus ou ratos-de-pentes. O nome mais comum deriva do termo indígena tuku’tuku, apontando ao som que o macho da espécie faz quando se sente ameaçado.

A espécie que arrancou aplausos em filmagem do fotógrafo Jeff Botega (GZH Digital) foi a Ctenomys flamarioni, que só vive em dunas do litoral gaúcho e foi listada como em risco de extinção por entidades estaduais, nacionais e internacionais. As demais espécies sulistas vivem também no Pampa.

Vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Projeto Tuco-tuco detalha que os números nacionais do roedor encolhem por fatores como pisoteio, despejo de lixo e destruição de dunas para urbanização, ataques e presença de animais domésticos, obras de infraestrutura e conversão de pastos naturais em lavouras.

  • Aldem Bourscheit

    Jornalista brasilo-luxemburguês cobrindo há mais de duas décadas temas como Conservação da Natureza, Crimes contra a Vida Sel...

Leia também

Notícias
26 de junho de 2014

Tuco-tuco das dunas: cuidado onde pisa

Se passear pelas dunas do litoral do Rio Grande do Sul ou pelos pampas gaúchos, atenção onde pisa: pode ser a casa de um simpático tuco-tuco.

Salada Verde
1 de fevereiro de 2024

Mais 500 hectares perdidos na Mata Atlântica e no Pampa gaúchos

Primeira fase de operação contra desmatamento já autuou 19 proprietários rurais, notificou uma dezena e investiga outros 42

Análises
8 de janeiro de 2024

A quem interessa que os campos nativos sejam riscados do mapa e apagados da legislação ambiental brasileira?

Projeto de lei nº 364/2019 conspira contra as formações campestres e de savanas brasileiras ao considerá-las áreas rurais consolidadas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.