Salada Verde

Às vésperas de negociações com servidores, Ministérios da Gestão e Meio Ambiente se reúnem

Ministras Esther Dweck e Marina Silva debateram ontem, junto a representantes do Ibama e do ICMBio, as demandas da categoria; sindicato e Gestão negociam na próxima quinta (1)

Gabriel Tussini ·
26 de janeiro de 2024
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

As ministras Esther Dweck (Gestão) e Marina Silva (Meio Ambiente) discutiram, em reunião na manhã de ontem (25), em Brasília, a reestruturação da carreira de especialista em Meio Ambiente. Representantes do Ibama e do ICMBio também participaram da reunião, realizada às vésperas da próxima mesa de negociações entre a pasta de Esther Dweck e o sindicato da categoria, marcada para a próxima quinta (1).

Paralisadas desde outubro, as negociações entre a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (ASCEMA Nacional) e o Ministério da Gestão retornarão após quase 4 meses – uma demora que causou protestos da categoria e levou à atual mobilização, com ameaça de greve caso as demandas não sejam atendidas. Segundo Marina, comentando em sua conta no X (antigo Twitter), a reestruturação das carreiras ambientais é uma “prioridade” de seu ministério, e a reunião de ontem debateu a “aceleração” das negociações.

Sem reajustes desde 2017, servidores das duas autarquias estão em mobilização nacional, priorizando o trabalho burocrático e diminuindo o número de fiscalizações em todo o país. Uma das principais demandas para a normalização das atividades é a equiparação dos salários da carreira ambiental à dos especialistas de recursos hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA) – passando do salário inicial atual de R$ 8.817,72 para R$ 15.058,12. Os representantes dos órgãos ambientais “apresentaram propostas para atender às demandas de servidoras e servidores”, comentou Marina Silva, ainda em sua conta no X.

Foto: André Corrêa/MGI
  • Gabriel Tussini

    Estudante de jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), redator em ((o))eco e interessado em meio ambiente, política e no que não está nos holofotes ao redor do mundo.

Leia também

Salada Verde
23 de janeiro de 2024

Em campanha por valorização, servidores ambientais priorizam trabalho burocrático e fiscalizações sofrem queda

Segundo associação da categoria, autos de infração do ICMBio na Amazônia caíram 93% entre 5 e 18 de janeiro; negociação com o Ministério da Gestão será na próxima semana

Reportagens
9 de janeiro de 2024

Fiscais ambientais cobram ação de governo para reestruturação da carreira

Frustrados pela lentidão nas negociações com ministério da Gestão por melhorias na carreira, agentes ambientais paralisam atividades de campo por tempo indeterminado

Notícias
6 de dezembro de 2023

Em carta, servidores do Ibama e do ICMBio cobram valorização por parte do governo

Documento assinado por trabalhadores das duas autarquias explicita insatisfação com “deslealdade” do governo, “inerte” frente a reivindicações

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.