As baleias-franca-do-atlântico-norte tiveram um ano mortal. Só em 2017 foram 17 baleias mortas. Pode parecer um número inexpressivo, mas não é. Especialistas da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), que monitoram oceanos, afirmam que restam cerca de 450 desses animais. Autoridades americanas afirmam que são necessárias ações urgentes para proteger esses animais antes que eles sejam totalmente extintos.
A baleia-franca-do-atlântico-norte (Eubalaena glacialis) é um mamífero da família Balaenidae encontrado ao longo das águas temperadas da costa atlântica da América do Norte. Estima-se que estas baleias foram extintas na região leste do Atlântico Norte e sobrevivem apenas ao longo da costa leste dos EUA e Canadá.
Os motivos para a mortandade e diminuição das baleias-franca envolvem a procura de alimentos que faz com que esses animais se desloquem e saiam das áreas protegidas, além disso, as baleias-franca são alvos preferenciais de baleeiros. Segundo o NOAA, o ano de alta mortalidade coincide com um ano de reprodução fraca, onde as fêmeas são mais atingidas pelas ações predatórias do que os machos.
As autoridades canadenses e americanas entendem que é preciso atuar em algumas frentes com o objetivo de preservar as baleias-franca-do-atlântico-norte como combate à pesca de baleias, além do desenvolvimento de um plano de longo prazo para monitorar as tendências da população e o uso do habitat, e estudar o impacto da pesca comercial nas Eubalaena glacialis.
A baleia-franca-do-atlântico-norte (Eubalaena glacialis) está classificada na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) como Em perigo ou Endangered (EN).
Leia Também
Leia também
Entenda a classificação da Lista Vermelha da IUCN
Ela classifica o status de conservação das espécies. Na sua última versão, catalogou 63.837 espécies em 9 categorias de risco →
É temporada de baleias no litoral catarinense
15 baleias franca já foram avistadas nos últimos dias. Essa é a época em que elas vêm com seus filhotes para o litoral catarinense fugindo do inverno. →
A baleia-franca-do-atlântico-norte e o incerto destino
No passado, baleeiros a chamavam de a "baleia certa" por ser considerada fácil de caçar. Das milhares que existiam, hoje sobrevivem apenas 300. →