Salada Verde

Boto-cor-de-rosa é salvo após ficar preso em rede de pesca na Amazônia

Equipe do Instituto Mamirauá desenrolou o animal ameaçado de extinção da rede e soltou no lago Jutaí, no Amazonas. A cena foi registrada em vídeo

Sabrina Rodrigues ·
16 de agosto de 2018 · 6 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Botos cor-de-rosa são vítimas frequentes de capturas em redes de pesca na Amazônia. Foto: Everson Tavares/Instituto Mamirauá.

“Subindo” no mesmo lugar em cima de uma malhadeira (tipo de rede de pesca), uma fêmea de boto-cor-de-rosa (Inia geoffrensis) foi avistada por pesquisadores do Instituto Mamirauá. Foram quinze minutos que requereram calma e paciência da equipe de resgate, já que o animal aparentava cansaço, dificuldades de respirar e se mexia inquietamente durante todo o salvamento. Uma pesquisadora registrou a cena.

O resgate ocorreu na manhã do dia 4 de agosto. Os pesquisadores finalizavam um trabalho de monitoramento de botos na hora do ocorrido. Ao atravessar o lago Jutaí, no Amazonas, avistaram o boto com um comportamento que chamou a atenção. “Quando chegamos perto vimos que realmente era um boto-vermelho jovem, fêmea, e que estava muito enrolada na malhadeira. Então começamos o processo de organização na voadeira (barco a motor) para tirarmos ela da rede”, informou Daiane da Rosa, pesquisadora do Instituto Mamirauá.

Aparentando cansaço e com dificuldades de respirar, a fêmea de boto cor-de-rosa se mexia inquieta durante o salvamento. Foto: Thayara Carrasco./Instituto Mamirauá.

Como não havia tesouras, facas ou outros objetos cortantes para romper a malhadeira, foi preciso então retirar a rede de pesca do ponto onde estava amarrada. O trabalho foi feito pelos assistentes de pesquisa Joney Carvalho e Alcbides Martins.

O ocorrido foi novidade para a equipe de pesquisadores do Instituto Mamirauá, pois  mesmo tendo conhecimento de que é recorrente o fato de que botos ficam presos em redes de pesca, o grupo nunca tinha presenciado um caso assim.

“Quando terminamos o resgate, a fêmea de boto sumiu e demorou a subir de novo à superfície, chegamos a temer que o animal tivesse afogado, mas depois de um tempo ela voltou a aparecer próximo a um monte de capim flutuante”, relembra Daiane da Rosa.

A captura acidental em redes de pesca é, nesse momento, a maior ameaça para todos os cetáceos no mundo inteiro, sejam eles grandes ou pequenos. No caso dos botos, eles dividem áreas de interesse com pescadores e são capturados nas malhadeiras.

 

Assista ao vídeo

 

 

Leia Também

O futuro do boto-cor-de-rosa e as lições aprendidas na tragédia do Baiji

Botos também precisam de descanso

Estudo indica que botos podem estar ‘criticamente ameaçados’ na Amazônia

 

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Notícias
2 de maio de 2018

Estudo indica que botos podem estar ‘criticamente ameaçados’ na Amazônia

Monitoramento indica que população de botos caiu pela metade em dez anos. Além do uso como isca, hidrelétricas, desmatamento e contaminação ameaçam a espécie

Notícias
9 de agosto de 2016

Botos também precisam de descanso

Chegada de mais turistas a Manaus, por conta dos jogos de futebol da Olimpíada 2016, aumenta demanda pela interação com botos e preocupa órgãos ambientais

Reportagens
23 de fevereiro de 2016

O futuro do boto-cor-de-rosa e as lições aprendidas na tragédia do Baiji

Em 2006, o golfinho que habitava o rio Yangtze, na China, foi dado como extinto. No Brasil, um primo próximo pode caminhar para o mesmo fim

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.