Salada Verde

Conheça a biblioteca digital especializada em temas ambientais

Desenvolvida pelo Instituto Terra Brasilis, a Ecoteca reúne publicações de diversos autores em um único lugar. Para acessar, basta um click.

Daniele Bragança ·
27 de outubro de 2015 · 8 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Ecoteca

 

Uma biblioteca digital que imita uma física. É assim que funciona o Programa Ecoteca Digital, desenvolvido pelo Instituto Terra Brasilis: um lugar que reúne publicações de diversos autores em 14 temas ambientais. Aberta e gratuita, a primeira etapa de implementação da Ecoteca Digital reuniu principalmente títulos relacionados a unidades de conservação.

Navegar pela página é simples, pois os livros ficam dispostos ordenadamente em estantes temáticas, o que facilita o acesso pelo usuário na busca do assunto do seu interesse.

Existe duas maneiras para pesquisar o acervo: por meio das estantes temáticas ou através das caixas de busca, que permitem filtrar a pesquisa por palavra-chave, título, autor, editora ou ano.

Até o momento, o acervo possui cerca de 2.600 publicações de conteúdos diversos, como educação ambiental, ecoturismo, espeleologia, legislação e prevenção e combate a incêndios florestais. Todas as publicações são liberadas para consultas e downloads, gratuitamente e sem necessidade de cadastro.

Para pesquisar quais os títulos disponíveis na parte sobre uso público/ecoturismo, por exemplo, basta clicar no tema dentro da página da estante temática e procurar.

Segundo o Instituto Terra Brasilis, o projeto possui parceria com 64 organizações e com diversos autores individuais que disponibilizam gratuitamente suas obras para publicação. Todos os títulos disponibilizados são formalmente autorizados.

Para ter acesso a Ecoteca Digital: http://www.terrabrasilis.org.br/ecotecadigital/

 

Leia Também
Lançado o livro vermelho de espécies ameaçadas para crianças
Livro reúne 10 anos de publicações em ((o))eco
WWF lança livro sobre a Biodiversidade em unidades de conservação

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
28 de novembro de 2014

WWF lança livro sobre a Biodiversidade em unidades de conservação

Observatório de UCs lança publicação sobre levantamento de fauna e flora nas áreas protegidas do país. Livro está disponível para download.

Notícias
29 de outubro de 2013

Livro reúne 10 anos de publicações em ((o))eco

"Arcas à deriva", de Maria Tereza Jorge Pádua e Marc Dourojeanni organiza colunas sobre áreas protegidas, publicadas no site desde 2004.

Salada Verde
7 de junho de 2015

Lançado o livro vermelho de espécies ameaçadas para crianças

Divulgado no Dia Mundial do Meio Ambiente, publicação infantil explica o que é e como é feita a Lista de Espécies Ameaçadas de Extinção

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.