Os constantes roubos de dragões-de-Komodo (Varanus komodoensis) pode levar ao fechamento da Ilha de Komodo, em Manggarai Barat, para visitação até o início de 2020. A espécie só existe lá.
A Ilha de Komodo é o lar desses grandes lagartos e é um importante destino para milhares de turistas que não só querem ver os répteis, como apreciar uma paisagem composta de praias extraordinárias e florestas tropicais. O fechamento será aplicável apenas à própria Ilha, não ao Parque Nacional de Komodo, que abrange também outras ilhas.
A decisão de fechar a Ilha visa combater o mercado ilegal da espécie. Em março, a polícia de Java Oriental, província da Indonésia, prendeu cinco pessoas acusadas de contrabandear dragões-de-Komodo e outros animais protegidos. A polícia disse que os contrabandistas já venderam mais de 41 Komodos pelo Facebook, supostamente para uso medicinal. Segundo o portal Tempo.Co, os lagartos são vendidos por 500 milhões de rúpias (R$ 136 mil) cada.
O Varanus komodoensis é uma espécie de lagarto que vive nas Ilhas de Komodo, Rinca, Gili Motang, Flores, na Indonésia. O dragão-de-Komodo possui uma mordida venenosa. O animal pode chegar a três metros de comprimento e pesar mais de 150 quilos.
Além de coibir o roubo dos dragões, a decisão tem o objetivo de aumentar a população, reavaliar a qualidade e a quantidade de alimento para estes animais. Os lagartos vivem em um número limitado de áreas e são muito vulneráveis às ações humanas.
As autoridades da Indonésia afirmam que a decisão ainda não está tomada porque envolve múltiplas instituições.
O Varanus komodoensis está classificado como Vulnerável na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN. Restam cerca de 6.000 indivíduos na natureza e apenas 350 são fêmeas reprodutoras.
Leia Também
Após morte de morador, multidão mata 292 crocodilos na Indonésia
Orangotango fica cega após ser alvejada 74 vezes na Indonésia
Leia também
Orangotango fica cega após ser alvejada 74 vezes na Indonésia
Hope, como é chamada a primata, foi encontrada junto com o seu filhote de aproximadamente um mês, numa plantação na ilha de Sumatra. O bebê faleceu a caminho do hospital →
Após morte de morador, multidão mata 292 crocodilos na Indonésia
População portando facas, porretes e martelos matou quase 300 crocodilos em uma fazenda na província de Papua Ocidental. Polícia abre investigação →
Entenda a classificação da Lista Vermelha da IUCN
Ela classifica o status de conservação das espécies. Na sua última versão, catalogou 63.837 espécies em 9 categorias de risco →