Salada Verde

Curso online ensina conceitos para implementar trilhas sustentáveis

Com cerca de 30 vídeo-aulas previstas, o curso foi produzido com apoio do ICMBio e será todo disponibilizado gratuitamente no Youtube

Duda Menegassi ·
7 de setembro de 2020 · 6 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
O manejo das trilhas pode garantir sua maior sustentabilidade no longo prazo. Foto: Duda Menegassi

Cada vez mais trilhas têm sido criadas, implementadas e sinalizadas pelo país, grande parte em cortesia do movimento hoje simbolizado pela Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso. A multiplicação dos percursos torna ainda mais importante a capacitação das pessoas, desde servidores de unidades de conservação a voluntários apaixonados pela iniciativa, para construção de traçados com o menor impacto possível para o ambiente natural. Com esse objetivo, foi produzido o Curso Fundamental de Trilhas Sustentáveis, feito com o apoio do ICMBio e organizado por Pablo Casella. As 30 aulas previstas das quais três já estão disponíveis terão duração média de 20 minutos e podem ser assistidas gratuitamente no Youtube.

O curso originalmente seria presencial, mas devido à pandemia foi adaptado ao formato digital e apesar de não trazer a parte prática da aula, traz todos os conceitos de planejamento e manejo de trilhas.

O ICMBio já produziu um Manual de Sinalização de Trilhas, disponível online para download para padronizar as setas e pegadas que orientam os caminhantes e material de apoio indispensável para quem quer colocar a mão na massa e o pé na trilha. O guia, inclusive, irá ganhar em breve uma versão em espanhol para apoiar os irmãos latinos da Rede Brasileira de Trilhas.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Confira o canal para assistir o curso de trilhas sustentáveis neste link.

 

Leia também

Conectividade: como as trilhas podem ser aliadas da biodiversidade

As pegadas que conectam o país, as áreas naturais e as pessoas

Trilhas inteligentes aprendem com os erros dos outros

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Colunas
1 de agosto de 2019

Trilhas inteligentes aprendem com os erros dos outros

Aprender o máximo com os erros de experiências mais antigas sempre foi o objetivo da REDE e da Trilha Transcarioca, de modo a evitar armadilhas e falhas já conhecidas em outros países

Análises
20 de agosto de 2020

As pegadas que conectam o país, as áreas naturais e as pessoas

Aniversário de um ano da diretoria da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso marca início da parceria com ((o))eco, lançamento de site próprio e é comemorado em live

Análises
3 de setembro de 2020

Conectividade: como as trilhas podem ser aliadas da biodiversidade

As trilhas de longo curso podem ser instrumentos para conexão de remanescentes florestais e apoiar o fluxo gênico entre as espécies para além das fronteiras das unidades de conservação

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Comentários 2

  1. Pamela diz:

    para esse curso emitem certificados


  2. Chagas diz:

    Como faz a inscrição do curso ?