
A criação de plano de manejo de uma unidade de conservação, mesmo as privadas, é obrigatório. É ele que vai estabelecer o zoneamento, quais áreas serão mais restritivas, menos restritivas e que tipo de gestão a unidade terá. Infelizmente, no estado do Rio de Janeiro, apenas 6 das 91 Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) reconhecidas pelo Estado possuem o plano. Pensando nisso, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promoverá, na próxima quarta-feira (05), uma oficina de capacitação para elaboração de plano de manejo. O curso será realizado às 14h por videoconferência e para participar é necessário acessar o link do YouTube do INEA.
A oficina será realizada em duas etapas: a primeira será transmitida pelo Youtube, onde serão apresentadas as orientações gerais para a elaboração do plano de manejo. A segunda fase será transmitida pela plataforma Google meet, onde os participantes poderão esclarecer dúvidas e trocar informações. (Daniele Bragança)
Leia Também
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
É hora de repensar o Plano de Manejo
Ana D'Amico, do Instituto Chico Mendes (ICMBio), fala sobre os caminhos para tornar mais prático o documento que norteia ações dentro de uma unidade de conservação →
Clima avança no papel, mas estados falham na execução, aponta estudo
Anuário mostra que, apesar de progressos, desigualdades entre estados, gargalos institucionais e falta de adaptação ampliam riscos e prejuízos diante de eventos extremos →
Conferência sobre fim dos fósseis aposta em “coalizão de ação” fora da ONU
Fora do formato das COPs, encontro aposta em coalizão de países para avançar na implementação da agenda climática →

