Salada Verde

Descobertas duas espécies de cigarrinha em reserva no Paraná

As espécies do gênero Nullana foram descobertas em Antonina, litoral paranaense, durante uma aula de campo na Reserva Natural Guaricica

Sabrina Rodrigues ·
21 de novembro de 2017 · 6 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
http://www.wikiparques.org/wiki/Reserva_Natural_Guaricica
http://www.wikiparques.org/wiki/Reserva_Natural_Guaricica

Duas espécies ainda desconhecidas de cigarrinha foram descobertas na Reserva Natural Guaricica, em Antonina, no litoral do Estado do Paraná. As espécies do gênero Nullana foram descobertas, por acaso, pelo professor Rodney Ramiro Cavichioli, do departamento de Zoologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), durante uma aula de campo na reserva.

As cigarrinhas receberam os nomes científicos Nullana albinoi e Nullana sakakibarai, em homenagem ao professor aposentado da UFPR, Albino Morimasa Sakakibara, que foi orientador de Cavichioli.

Essa nova espécie de cigarrinha apresenta uma característica peculiar e estranha para alguns: é que as Nullanas até emitem sons, mas em frequências inaudíveis para seres humanos, ou seja, as novas espécies de cigarras “não cantam”.

Com um total de 8,7 mil hectares, a Reserva Natural Guaricica é administrada pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) e está localizada no maior remanescente contínuo do bioma Mata Atlântica.

Guaricica é um território importante para a descoberta de novas espécies, por isso ela é uma área de constantes pesquisas realizadas por diferentes instituições. “Pode haver espécies importantíssimas como bioindicadores da qualidade do ambiente ou mesmo para a medicina que ainda não foram descobertas. As unidades de conservação cumprem também esse papel de preservá-las”, ressalta o coordenador da Reserva, Reginaldo Ferreira.

A unidade proporciona uma estrutura física atraente, com um modelo de gestão adequada que atrai pesquisadores. Outro ponto positivo é que a área possui uma equipe técnica com nove funcionários — a maior parte composta de moradores de comunidades locais — que trabalham no monitoramento e manutenção, proporcionando um intercâmbio entre o conhecimento popular e o acadêmico.

“Os moradores da região que trabalham na Guaricica conhecem as trilhas como a palma da mão, muito mais do que a gente. A experiência deles sempre me ajuda muito”, conta Rodney Ramiro Cavichioli, que faz pesquisas na reserva há mais de 10 anos.

Leia Também

Insetos e meio ambiente

A luta de vida e morte por trás do canto das cigarras

Livro referência sobre biologia dos insetos ganha nova edição

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Salada Verde
20 de março de 2016

Livro referência sobre biologia dos insetos ganha nova edição

Um dos grandes compêndios sobre o tema, “Estudo dos Insetos”, de 1950, é reescrito com informações atualizadas e sem perder a densidade do original.

Análises
30 de outubro de 2013

A luta de vida e morte por trás do canto das cigarras

O barulho que parece irritante é um canto de amor, que pode emudecer os pássaros, mas também expõe esses insetos aos seus predadores.

Colunas
23 de abril de 2008

Insetos e meio ambiente

Como seria o mundo sem os milhões de insetos? A humanidade provavelmente não sobreviveria. Protegê-los é tão importante como conservar qualquer outro componente da fauna.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.