É tradição. Todo dia 05 de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, governos anunciam boas novas na área ambiental ou fazem um balanço de suas conquistas. Em tempo de poucas novidades positivas, o Ministério do Meio Ambiente prepara um pacote de bondades para quebrar o ar de pessimismo que toma conta do país.
A primeira grande novidade será finalmente a ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que vai sair de 65 mil hectares para mais de 200 mil hectares. Os números ainda são conflitantes. O processo de ampliação foi finalizado em junho do ano passado, mas a resistência do governo de Goiás adiou a publicação do decreto, por causa de uma parte onde há fazendas. Provavelmente a ampliação será um pouco menor do que o que foi discutido nas audiências públicas, para tirar essa área ocupada dos limites.
Taim
Outra ampliação será a da Estação Ecológica de Taim, anunciada há dois meses pelo ministro Sarney Filho, mas que até o momento não foi oficializada.
Criado em junho de 1979 com a finalidade de preservar um grande viveiro natural de animais e vegetais distribuídos em banhados, campos, lagoas, praias arenosas e dunas litorâneas, o Taim passará de 11 mil para 32 mil hectares de extensão. A ampliação está parada na Casa Civil, esperando apenas a assinatura do presidente da República para sair.
Veto parcial
Pelos corredores de Brasília, corre o boato que uma das demandas dos ambientalistas pelo veto às Medidas Provisórias que reduziram áreas protegidas na Amazônia será atendida. O Parque Nacional de São Joaquim, em Santa Catarina, foi reduzido em 21% após o senador Dalirio Beber (PSDB/SC) acrescentar uma emenda na Medida Provisória que alterava os limites da Floresta Nacional de Jamanxim, no Pará. A chamada “emenda jabuti” passou no plenário das duas casas legislativas e foi à sanção. O presidente analisa agora se sancionará ou vetará, integral ou parcialmente, o texto aprovado.
Leia Também
SOS Mata Atlântica repudia diminuição no Parque Nacional de São Joaquim
Goiás quer adiar ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros por mais seis meses
http://www.wikiparques.org/mma-amplia-a-area-da-estacao-ecologica-do-taim/
Leia também
Goiás quer adiar ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros por mais seis meses
Alegando problemas com posseiros, governador Marconi Perillo (PSDB) pede mais 180 dias de prazo para que governo oficialize novo perímetro. →
SOS Mata Atlântica repudia diminuição no Parque Nacional de São Joaquim
A área da unidade de conservação está ameaçada de diminuição por uma das medidas provisórias que visam excluir 10 mil hectares do seu território →
Fungos querem um lugar ao sol nas decisões da COP16
Ongs e cientistas alertam que a grande maioria das regiões mundiais mais importantes para conservá-los não tem proteção →