O documentário “O Poema Imperfeito”, da diretora Zulmira Coimbra, está disponível na íntegra na internet, através do Youtube. O filme é baseado no livro de mesmo nome, do professor do departamento de Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro da Rede de Especialistas em Conservação Natureza, Fernando Fernandez, e demonstra que a destruição da natureza não é algo recente.
Lançado esse ano em Curitiba e no Rio de Janeiro, o filme, ao longo dos seus oito capítulos, aponta que o processo de devastação da natureza vem acontecendo a milhares de anos. “Eu acho que existe uma percepção geral na maioria das pessoas de que os estragos que a gente causa na natureza são muito recentes na história. As pessoas identificam de um modo geral a crise ambiental como sendo alguma coisa das últimas décadas do século XX, ou no máximo, uma coisa que vem desde a revolução industrial. Essa percepção de que a natureza era intacta até bastante pouco tempo é o que eu chamei da percepção do poema perfeito, a percepção dominante na nossa sociedade. Hoje, por causa da Paleontologia, a gente sabe que isso não foi assim. Então, se você, hoje, vê a biodiversidade do planeta e acha que a biodiversidade é rica e maravilhosa, você precisava ter visto isso aqui há 50 mil anos”, explica Fernando Fernandez, no início do filme.
O livro “O Poema Imperfeito” foi lançado em 2000. Para o autor, o filme pode ajudar a dialogar com outros públicos que não tiveram acesso a obra. “O livro não é encontrado em livrarias e, neste ano, foi relançado, chegando em sua quarta edição, o que mostra que o Brasil tem uma demanda por assuntos desse tipo. Acredito que colocar o material disponível em uma nova plataforma pode reforçar a procura pelo tema”, diz o professor.
“O Poema Imperfeito é a natureza já desfalcada que conhecemos. No fim do século XIX, o escritor americano Henry Thoreau já se referia à natureza como um poema inteiro e ressentia do fato de ter herdado dos antepassados uma versão sem algumas de suas páginas mais importantes”, explica Fernandez.
Produzido pelo Instituto Pró-Carnívoros e patrocinado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, o documentário explica como as extinções de várias espécies começaram a partir da saída dos humanos do continente africano e continuam com a fragmentação dos habitats naturais. O filme ainda reforça a importância da criação de áreas protegidas, da refaunação (reconstrução de faunas) e de mudarmos nosso comportamento desperdiçador de recursos.
Assista ao documentário na íntegra:
Leia Também
Documentário Beyond Fordlândia debate exploração predatória da Amazônia
Estreia na França documentário de ((o))eco sobre desmatamento na Amazônia
Leia também
O Poema Imperfeito – com Fernando Fernandez
Se você nunca conseguiu atravessar a primeira página de um livro sobre meio ambiente, tente “O Poema Imperfeito”. Em suas 257 páginas de... →
Estreia na França documentário de ((o))eco sobre desmatamento na Amazônia
Em Toulouse, no Festival FreDD, o filme "Sob a pata do boi" mostra o gigantesco impacto da pecuária no desmatamento da floresta →
Documentário Beyond Fordlândia debate exploração predatória da Amazônia
Embates entre o mercado e a floresta, desde a produção de borracha até a contemporaneidade da soja, são revelados em filme premiado. →
Ótimo documentário . Lá podem o dedo na ferida . Não fica transferindo a culpa das tragedias amientais para terceiros . Diz com todas as letras . A culpa è da espécie humana.