Salada Verde

Filme sobre manejo sustentável do pirarucu estreia neste domingo, em Manaus

O documentário “Pirarucu – o respiro da Amazônia” conta a história de como o manejo desse enorme peixe amazônico se tornou um exemplo de desenvolvimento sustentável

Duda Menegassi ·
18 de agosto de 2023
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Um dos maiores peixes de água doce do mundo, o pirarucu é o protagonista de uma história bem-sucedida entre comunidades tradicionais, ciência e conservação. Esse é o fio condutor de “Pirarucu – o respiro da Amazônia”, documentário que estreia neste domingo (20), com sessão especial em Manaus. O filme mergulha no rio Juruá, no Amazonas, para contar como o manejo do pirarucu se tornou um exemplo de desenvolvimento sustentável na Amazônia.

Dirigido por Carolina Fernandes, o documentário destaca a importância dessa união de forças entre as comunidades tradicionais e os cientistas do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá para construir um projeto de conservação sólido e que beneficia a todos. “O filme retrata de forma poética como suas comunidades melhoraram a qualidade de vida ao se engajar nessa atividade sustentável, que salvou o pirarucu da extinção e protege a floresta”, comenta a diretora.

Em onze anos, a população de pirarucu no Médio Juruá já aumentou 55 vezes em lagos protegidos. Além disso, o manejo participativo tornou-se uma importante fonte de renda para as comunidades. 

A estreia do documentário acontece neste domingo (20), às 19 horas, no Teatro Amazonas, em Manaus. A sessão será gratuita.

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Leia também

Salada Verde
20 de junho de 2019

Projeto que salva pirarucu dá prêmio a biólogo brasileiro

João Victor Campos-Silva, de 36 anos, ganhou pelo projeto de conservação da Arapaima na Amazônia. O trabalho permitiu a recuperação de 30 vezes mais o número da espécie

Notícias
19 de outubro de 2012

Pirarucu: a doçura do gigante de águas doces

O homenageado do ((o))eco esta semana é um dos maiores peixes de água doce do mundo, podendo pesar até 200 quilos. Foto: Cliff

Reportagens
14 de fevereiro de 2014

Guiana: gestão comunitária está salvando o pirarucu

Este gigante é fácil de pegar, pois precisa vir à tona. Essa característica também permite conta-lo e planejar uma pesca sustentável.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Wolnei Cesar diz:

    Parabéns, Saudações Sustentáveis…A FLORESRA SEMPRE EM PÉ!!!