Salada Verde

Espécie de raia ameaçada de extinção é capturada e morta em praia na Bahia

Filhote de uma espécie de raia-manta ainda não descrita é capturado e arrastado até a praia do Jauá. O caso não é isolado. Veja o vídeo

Bruna Martins ·
8 de abril de 2022 · 2 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Um filhote de uma espécie de raia-manta ainda não descrita pela ciência enredou-se em uma rede de captura de lagosta e foi arrastado até a praia, onde foi realizado um vídeo do animal por uma testemunha do incidente. O episódio aconteceu pela manhã de quinta-feira, 7, na praia de Jauá, Camaçari, cidade da Região Metropolitana de Salvador. A raia, de aproximadamente 138 kg, não sobreviveu.

O vídeo mostra o animal, já sem vida, esticado na areia. Por seu tamanho, chama a atenção daqueles que o presenciam, inclusive de quem o está filmando, que exclama “essa é gigante, viu?”. O dono de um quiosque próximo ao local posa ao lado da raia, segurando uma de suas barbatanas.

Veja o vídeo:

Caso não isolado

A raia-manta é um animal em perigo de extinção e, por conta disso, sua caça e captura é proibida por lei. No entanto, o artigo “Ameaças subestimadas às raias manta no Brasil: primazias para apoiar estratégias de conservação(tradução livre) publicado na Global Ecology and Conservation, evidencia as capturas acidentais e intencionais realizadas desde 2000 até 2020 em alguns estados do litoral brasileiro, principalmente Bahia, Espírito Santo e Sergipe, mostrando o quanto a ação ainda é muito comum.

Raia-manta capturada em praia de Vila Velha (ES). Imagem: Global Ecology and Conservation

Foram mapeados 270 registros de ocorrências de arraias-manta e, desse total, 70 apresentavam ferimentos causados por atividades antrópicas, incluindo 29 registros letais.

Nayara Bucair, oceanóloga e autora do estudo, explica que é necessário mostrar como esses animais são mais valiosos enquanto vivos: “A divulgação científica tem o papel de reverter essa situação. [As raias-manta] geram mais recursos como produto do turismo do que da pesca. Precisamos levar esse conhecimento aos pescadores da Bahia, a fim de que se tornem agentes da preservação”, destaca Nayara.

Projeto atual na conservação de Raias-manta

Mantas do Brasil é um projeto realizado nacionalmente pelo Instituto Laje Vivo e patrocinado pela Santos Port Authority, empresa que administra o Porto de Santos, em São Paulo. Na Bahia, a parceria do Projeto Mantas do Brasil com o Instituto Rede Mar Brasil deu origem à Redemantas, iniciativa voltada à conservação das raias gigantes do estado, principalmente por meio da conscientização e sensibilização das comunidades pesqueiras locais.

  • Bruna Martins

    Jornalista em formação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Leia também

Notícias
16 de setembro de 2021

Campeã olímpica nada pelas raias gigantes e pela conservação do oceano

Ana Marcela se tornará madrinha em defesa das raias-mantas, um dos maiores peixes do mundo e que correm risco de extinção

Notícias
16 de dezembro de 2011

Ameaçada, raia-jamanta ganhará novo plano de conservação

Nesta semana, a Petrobras anunciou que um dos projetos que patrocina, o Mantas do Brasil, vai se envolver na elaboração de um plano para conter a diminuição da população da espécie.

Notícias
18 de agosto de 2021

Vida marinha em recifes tropicais pode cair pela metade até final do século com crise climática

Estudo conduzido por pesquisadores brasileiros em Atol das Rocas mostra que se nível de emissões de CO2 for mantido como está, ecossistemas entrarão em colapso

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.