
Pesquisadores alemães descobriram, nas ilhas Fuji, no Pacífico, uma espécie de formiga que age de forma agricultora. Os insetos da espécie Phildris nagasau cultivam pés de café na casca de outras árvores com o intuito de colher o néctar para se alimentarem e utilizam as estruturas bulbosas na copa da floresta como moradia. Para garantir as suas moradias, as formigas trabalham em conjunto de forma incansável. Em sistema de turnos, elas vigiam as plantas, adubando-as com excrementos e urina, mas não plantam as sementes na casca de qualquer árvore, só naquelas que são adequadas às suas futuras habitações. Depois, as plantas de café são direcionadas para a copa de gigantes tropicais, ficando mais próximas da luz. E consequentemente, as plantas desenvolvem câmaras ocas, onde a rainha-formiga vai viver e criar suas larvas.
Fonte original: Deustsche Welle
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Abertura do 1° Congresso Pan-Americano de Trilhas marca protagonismo brasileiro no continente
Evento se estende até domingo (8), com representantes de diferentes países que se inspiram no exemplo do Brasil para multiplicar as trilhas das Américas →
Morcegos: animais incompreendidos e vilanizados
Como a informação pode transformar o medo em curiosidade, aproximar as pessoas dos morcegos e transformá-las em aliadas da conservação →
Projetos de mineradora financiada pelo Master afetam 127 áreas protegidas
Levantamento da Repórter Brasil identificou 88 projetos de minerais críticos da 3D Minerals em áreas sobrepostas ou na zona de impacto de terras indígenas, territórios quilombolas, unidades de conservação e assentamentos; empresa arrematou áreas de exploração em leilão da ANM apenas 45 dias após ser criada →


Adoro as postagens , muito interessantes e tb sabedoria !!!
Aprendizagem nunca é demais…
Squamellaria não é café.