Salada Verde

Frente Parlamentar Agropecuária “comemora” os 10 anos do Código Florestal

Bolsonaro tinha presença confirmada na festa, mas cancelou no meio da tarde por motivos de agenda. Destaques do setor serão premiados pela organização

Cristiane Prizibisczki ·
31 de maio de 2022 · 2 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O Instituto Pensar Agropecuária (IPA), organização criada com o objetivo de defender os interesses do setor agropecuário e prestar assessoria à Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) no Congresso, realiza nesta quarta-feira (31) uma festa em “comemoração aos 10 anos da promulgação do Código Florestal”.

A festividade, que será realizada no Clube Naval de Brasília, contará com a presença de deputados e senadores membros da FPA e autoridades que fizeram parte do processo de criação e aprovação do texto final do Código.

Durante o evento, também será entregue o Prêmio FPA para personalidades importantes do setor agropecuário, nas categorias “Personalidade do ano”, “Atuação Política”, “Parlamentar Destaque” e “Academia e Imprensa”.

Segundo o presidente da FPA, deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR), o Código Florestal trouxe resultados importantes, mas algumas melhorias ainda precisam ser feitas para sua completa efetivação.

“Com a lei, conseguimos atingir a produção de alimentos com sustentabilidade. Nosso País possui 66,3% do seu território de vegetação protegida e preservada. A União Europeia, para efeito de comparação, tem apenas 20% de preservação. Melhorias ainda precisam ser realizadas, acerca do Cadastro Ambiental Rural, especialmente, mas estamos no caminho certo”, disse.

Bolsonaro tinha presença confirmada no evento até a tarde desta terça-feira, mas, segundo a assessoria de imprensa da IPA, o presidente desmarcou a participação por motivos de agenda.

Bancada ruralista

A Frente Parlamentar Agropecuária, também conhecida como bancada ruralista, é uma das maiores e mais atuantes do Congresso Nacional. Na Câmara, ela reúne 241 dos 513 deputados e, no Senado, 39 dos 81 senadores. Criada formalmente em 1995, a FPA teve papel decisivo na tramitação de várias leis ambientais, entre elas o Código Florestal. Por influência dos produtores rurais, por exemplo, a lei deu anistia aos produtores que desmataram até julho de 2008. 

Atualmente, tramitam no Congresso vários projetos para tentar aumentar esse prazo, entre outras mudanças em favor do agronegócio.

  • Cristiane Prizibisczki

    Cristiane Prizibisczki é Alumni do Wolfson College – Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde participou do Press Fellow...

Leia também

Análises
25 de maio de 2022

Onde Estamos? Balanço dos 10 anos do Código Florestal

Podemos olhar estes 10 anos como um copo meio cheio ou meio vazio. Embora a implementação da lei ainda constitui um desafio importante, isso não significa que os estados não avançaram com esta agenda

Reportagens
25 de maio de 2022

Como deslanchar o Código Florestal após uma década de entraves?

Diante de ampla oferta de produção científica sobre o tema, lições de casa para superar os gargalos passam por vontade política e mobilização social, segundo especialistas

Notícias
27 de março de 2024

G20 lança até o final do ano edital internacional de pesquisa sobre a Amazônia

Em maio será definido o orçamento; temas incluem mudanças climáticas, risco de desastres, justiça ambiental e conhecimentos indígenas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.