O Instituto Pensar Agropecuária (IPA), organização criada com o objetivo de defender os interesses do setor agropecuário e prestar assessoria à Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) no Congresso, realiza nesta quarta-feira (31) uma festa em “comemoração aos 10 anos da promulgação do Código Florestal”.
A festividade, que será realizada no Clube Naval de Brasília, contará com a presença de deputados e senadores membros da FPA e autoridades que fizeram parte do processo de criação e aprovação do texto final do Código.
Durante o evento, também será entregue o Prêmio FPA para personalidades importantes do setor agropecuário, nas categorias “Personalidade do ano”, “Atuação Política”, “Parlamentar Destaque” e “Academia e Imprensa”.
Segundo o presidente da FPA, deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR), o Código Florestal trouxe resultados importantes, mas algumas melhorias ainda precisam ser feitas para sua completa efetivação.
“Com a lei, conseguimos atingir a produção de alimentos com sustentabilidade. Nosso País possui 66,3% do seu território de vegetação protegida e preservada. A União Europeia, para efeito de comparação, tem apenas 20% de preservação. Melhorias ainda precisam ser realizadas, acerca do Cadastro Ambiental Rural, especialmente, mas estamos no caminho certo”, disse.
Bolsonaro tinha presença confirmada no evento até a tarde desta terça-feira, mas, segundo a assessoria de imprensa da IPA, o presidente desmarcou a participação por motivos de agenda.
Bancada ruralista
A Frente Parlamentar Agropecuária, também conhecida como bancada ruralista, é uma das maiores e mais atuantes do Congresso Nacional. Na Câmara, ela reúne 241 dos 513 deputados e, no Senado, 39 dos 81 senadores. Criada formalmente em 1995, a FPA teve papel decisivo na tramitação de várias leis ambientais, entre elas o Código Florestal. Por influência dos produtores rurais, por exemplo, a lei deu anistia aos produtores que desmataram até julho de 2008.
Atualmente, tramitam no Congresso vários projetos para tentar aumentar esse prazo, entre outras mudanças em favor do agronegócio.
Leia também
Onde Estamos? Balanço dos 10 anos do Código Florestal
Podemos olhar estes 10 anos como um copo meio cheio ou meio vazio. Embora a implementação da lei ainda constitui um desafio importante, isso não significa que os estados não avançaram com esta agenda →
Como deslanchar o Código Florestal após uma década de entraves?
Diante de ampla oferta de produção científica sobre o tema, lições de casa para superar os gargalos passam por vontade política e mobilização social, segundo especialistas →
Os 45 anos da pedra fundamental da primatologia no Brasil
Centro de Primatologia do Rio de Janeiro (CPRJ) completa 45 anos, uma história que se mistura com o desenvolvimento das pesquisas e esforços de conservação de primatas no país →