Salada Verde

Funai e governo estadual devem proteger terra indígena no RJ

Ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal quer segurança para uma área alvo de violências históricas

Aldem Bourscheit ·
27 de janeiro de 2023 · 1 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Aos gritos de “vou matar índio, vou matar mesmo”, um homem ainda não identificado invadiu esta semana a Aldeia Rio Pequeno, em Paraty (RJ). O caso não é isolado. Em 2018, o indígena João Mendonça Martins foi assassinado no local. As agressões, todavia, vêm desde os anos 1960.

Hoje vivem cerca de 40 pessoas da etnia Guarani na aldeia. A Mata Atlântica é preservada em seus 8 hectares, ainda alvo de invasões e desmates ilegais, diz o jornal O Dia. As agressões buscam expulsá-los da Terra Indígena Tekoha Jevy, cuja demarcação não foi concluída e pode abarcar 2,3 mil hectares.

O território é visado por empreendimentos turísticos e pelo agronegócio. Parte é sobreposta ao Parque Nacional da Serra da Bocaina. Na língua guarani, “tekoha jevy” significa “a terra que está de volta”. 

O risco de novos crimes levou o Ministério Público Federal (MPF) a mover uma ação civil pública para que o Estado do Rio de Janeiro, a União e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) contenham a escalada de agressões e garantam a segurança daquela população.“A falta de coordenação tem levado a Funai, a Polícia Federal e a Polícia Militar a ações ineficientes na terra indígena. Isso não só atrasa a resolução de problemas, mas causa confusão nas lideranças daquela comunidade, que não sabem a quem recorrer”, destaca em nota do MPF o autor da ação, o procurador da República Aldo de Campos Costa.

  • Aldem Bourscheit

    Jornalista brasilo-luxemburguês cobrindo há mais de duas décadas temas como Conservação da Natureza, Crimes contra a Vida Sel...

Leia também

Reportagens
6 de janeiro de 2021

MP pede paralisação de loteamentos em Paraty sobre área de manguezal

Prefeitura de Paraty é ré na ação por facilitar processo de licenciamento simplificado das obras; Moradores afirmam que esta é apenas a ponta do iceberg

Notícias
11 de abril de 2013

Analista ambiental do ICMBio sofre atentado a bomba

Uma bomba foi jogada na casa da servidora da Área de Proteção Ambiental Cairuçu, em Paraty, no Sul Fluminense. Ninguém ficou ferido.

Reportagens
9 de maio de 2013

APA Cairuçu, quando a proteção gera atentados à bomba

((o))eco foi a Paraty para tentar entender as razões da violência nessa Unidade de Conservação que é também um badalado destino de veraneio.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.