Salada Verde

Governo promulga Convenção sobre Mercúrio

Acordo para controlar o metal que é letal para a saúde humana e para o meio ambiente já está em vigor. Decreto foi publicado na quarta-feira (15) no Diário Oficial da União

Sabrina Rodrigues ·
16 de agosto de 2018 · 6 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Mercúrio, substância letal para a saúde humana e para o meio ambiente. Foto: Wikipedia.

A Convenção de Minamata, acordo global estabelecido em 2013 para controlar o uso do mercúrio, substância letal para a saúde humana e para o meio ambiente, acaba de entrar em pleno vigor no território nacional. Na quarta-feira (15), saiu o decreto oficializando a promulgação no Diário Oficial da União.

O Congresso já havia ratificado a convenção no ano passado. O tratado tem como objetivo controlar o uso do mercúrio no país.

Metal muito usado na indústria e mineração, o mercúrio é considerado uma das substâncias químicas mais perigosas que existem, por se acumular na cadeia trófica. A contaminação das águas leva a contaminação dos peixes e, posteriormente, de quem se alimentar dele, humanos ou animais. Largamente utilizado na mineração de ouro, principalmente a de pequena escala, é nas regiões de garimpos onde se concentra a maior parte da contaminação por mercúrio.

A Convenção estabelece a eliminação ou redução do uso do mercúrio em determinados produtos e processos industriais como baterias, interruptores, lâmpadas fluorescentes, pesticidas e cosméticos.

O nome da Convenção é uma homenagem às vítimas daquela que foi considerada a pior tragédia de contaminação do mar do século XX por envenenamento por mercúrio. O caso ocorreu na cidade japonesa de Minamata, palco de um surto de envenenamento causado pela contaminação dos frutos do mar. Uma empresa despejava mercúrio diretamente no oceano.

 

 

Saiba Mais

Decreto Nº 9.470, de 14 de agosto.

Leia Também

Câmara aprova projeto que controla o uso de mercúrio

Aumenta controle para importação de mercúrio metálico no Brasil

Porque o mercúrio é usado na mineração de ouro

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Reportagens
14 de março de 2013

Porque o mercúrio é usado na mineração de ouro

O brilho sinistro do mercúrio, usado em garimpos para facilitar a separação do ouro, é um risco para plantas, animais e populações humanas

Salada Verde
13 de maio de 2015

Aumenta controle para importação de mercúrio metálico no Brasil

Importadores terão que passar por novo procedimento. Mudança é importante para a implementação da Convenção de Minamata

Salada Verde
15 de junho de 2017

Câmara aprova projeto que controla o uso de mercúrio

Texto que ratifica a Convenção de Minamata segue para o Senado Federal. Medida é importante para o controle da substância tóxica no país

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.