Salada Verde

Justiça homologa TAC e empresas custearão projetos de monitoramento e combate ao Coral-sol

Espécie invasora vem causando estragos na Baía de Ilha Grande. Ação do Ministério Público Federal, proposta em 2015, garantiu 18 milhões para custeio de medidas compensatórias

Daniele Bragança ·
5 de julho de 2021 · 3 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

A Justiça Federal homologou, na semana passada (28), o Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) no valor de 18 milhões para o custeio de medidas compensatórias destinadas à execução do “Projeto para Avaliação e Monitoramento da Dinâmica e Manejo do Coral-Sol na Estação Ecológica de Tamoios” e o “Projeto Suplementar para Avaliação e Monitoramento da Dinâmica do Coral-Sol na Baía da Ilha Grande”. Ambos destinados a monitorar e combater a espécie invasora coral-sol, que ameaça a biodiversidade da região de Ilha Grande, no município de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro. 

O acordo é fruto da ação civil pública proposta pelo MPF em dezembro de 2015 para responsabilizar os autores da introdução do Coral-sol na Baía de Ilha Grande, que acabou atingindo a Estação Ecológica de Tamoios, uma unidade de conservação de proteção integral. Segundo estudos feitos pelo Departamento de Ecologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pelo Ministério do Meio Ambiente, a provável introdução da espécie invasora ocorreu de maneira acidental através de plataformas e/ou sondas de petróleo e gás.

O TAC foi assinado entre o MPF, Petróleo Brasileiro S.A., Petrobrás Transporte S.A., Estaleiro Brasfels LTDA., Vale S.A. – Terminal Ilha Guaíba, TPAR Operadora Portuária S.A., com interveniência do Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade (ICMBio), Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio).

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Salada Verde
26 de junho de 2017

Quase metade das áreas protegidas federais sofrem com espécies exóticas

Levantamento aponta que 104 espécies exóticas estão presentes nas unidades de conservação e que 59 delas põem em risco a biodiversidade local

Salada Verde
15 de janeiro de 2013

Ministério Público investiga invasão de coral “assassino”

Coral que ataca corais nativos foi introduzido acidentalmente por plataformas de petróleo na costa do Rio de Janeiro, suspeita MPF.

Por
Dicionário Ambiental
20 de junho de 2014

O que é uma Espécie Exótica e uma Exótica Invasora

Essas espécies são uma das maiores ameaças ao meio ambiente. Conheça os prejuízos que podem causar à biodiversidade e aos ecossistemas.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.