Salada Verde

Manual de sobrevivência na quarentena: como visitar os parques sem sair de casa

Enquanto a recomendação é ficar de quarentena e os parques estão com a visitação suspensa, websérie é opção de fazer um passeio sem sair de casa

Daniele Bragança ·
2 de abril de 2020 · 4 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
As belezas do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães podem ser conhecidas através da websérie Pé no Parque. Foto: Fábio Nascimento/PénoParque.

Parques nacionais fechados. Quarentena. Isolamento social. O atual momento exige de todos paciência e reclusão para evitar a maior disseminação do novo coronavírus pelo Brasil. Mas virtualmente, ainda é possível curtir, passear e se impressionar com as belezas e histórias dos parques brasileiros. Uma das opções é maratonar a websérie Pé no Parque, com 5 temporadas disponíveis gratuitamente online, na qual o espectador fará uma viagem por diferentes biomas brasileiros, da frondosa Mata Atlântica à imensidão do Cerrado, à força surpreendente da Caatinga e à majestade da Amazônia.

A série, apresentada por ((o))eco e produzida por WikiParques, percorre os parques nacionais de São Joaquim (SC), Superagui (PR), Serra da Capivara (PI), Chapada dos Guimarães (MT) e Anavilhanas (AM) e explora paisagens onde a natureza é a maior protagonista. Nessa jornada são ouvidas as histórias de personagens locais que tiveram suas vidas transformadas ao perceber a importância da proteção da natureza e que, com seus olhares e experiências, nos apresentam o parque e ajudam a entender o porquê dele ser tão especial.

Cada temporada de Pé no Parque possui 4 episódios com cerca de 5 minutos de duração cada. A direção da série é feita pelo fotógrafo Marcio Isensee e Sá, que dirigiu também o documentário Sob a Pata do Boi (2018), e roteirizada pela jornalista ambiental Duda Menegassi, autora do livro “Travessias – Uma aventura pelos parques nacionais do Brasil”. A roteirista conta que o objetivo da série é despertar o interesse das pessoas sobre os parques e aproximá-las das áreas protegidas, assim como da ideia de conservação da natureza.

“A beleza é uma poderosa ferramenta de conservação porque ela traduz de forma muito simples, por meio de imagens, o quão importante e especial é aquele lugar. A partir das belas imagens filmadas nos parques, que guardam paisagens impressionantes e muitas vezes desconhecidas pelas pessoas, junto com as histórias emocionantes de personagens locais, esperamos fazer o público valorizar mais os parques e a proteção da natureza. Além, é claro, de estimular a visitação dessas áreas”, explica. Em tempos de prevenção ao coronavírus, entretanto, a visitação fica por conta do audiovisual. “A missão da série talvez se torne ainda mais importante durante esse momento de quarentena, para nos lembrar dessa conexão com o mundo lá fora, com o mundo natural e o quanto ele nos traz bem-estar”, completa.

O Parque Nacional de Anavilhanas é o protagonista da 5ª temporada da série. Foto: Marcio Isensee/PénoParque.

Passeio online pelo Google StreetView

Outra opção de estar em contato, ainda que virtual, e conhecer as áreas protegidas é através da ferramenta de fotos 360° do Google StreetView. A plataforma, em parceria com o ICMBio, disponibiliza várias fotos panorâmicas que permitem uma visitação online de atrativos em parques como o Parque Nacional do Pantanal Matogrossense (MT), Parque Nacional do Itatiaia (RJ) e até mesmo o Parque Nacional Marinho de Abrolhos (BA)

Os parques nacionais estão com a visitação suspensa por tempo indeterminado desde o dia 17 de março, quando, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde, as unidades de conservação fecharam a porta para visitantes para evitar aglomerações que poderiam agravar a transmissão do novo coronavírus.

 

Leia Também 

Suspensa visitação em unidades de conservação federais por tempo indeterminado 

Serra da Capivara é a protagonista da 3ª temporada do Pé no Parque

Galeria: No dia do Cerrado, as belezas da Chapada dos Guimarães

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Fotografia
11 de setembro de 2019

Galeria: No dia do Cerrado, as belezas da Chapada dos Guimarães

De veredas a campos abertos e de florestas verdejantes a paredões rochosos, as paisagens do Cerrado no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães mostram toda a exuberância desse bioma

Notícias
12 de junho de 2019

Serra da Capivara é a protagonista da 3ª temporada do Pé no Parque

Novos episódios da websérie apresentam o Parque Nacional da Serra da Capivara, paraíso da arqueologia e da Caatinga, e dão sequência às ações do Movimento Pé no Parque

Salada Verde
24 de março de 2020

Suspensa visitação em unidades de conservação federais por tempo indeterminado 

Portaria assinada pelo presidente do ICMBio determina fechamento de todos os parques nacionais como medida preventiva ao novo coronavírus

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.