Salada Verde

Marina e Txai Suruí estão entre os vencedores de prêmio que homenageia ativistas

A segunda edição do Prêmio Megafone do Ano destacou ativistas em 14 categorias; temática socioambiental esteve entre os destaques

Gabriel Tussini ·
24 de abril de 2023 · 1 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O Prêmio Megafone do Ano terminou hoje (24) de anunciar todos os vencedores de suas 14 categorias. Desde o dia 10, a iniciativa divulgou um premiado por dia em áreas como defesa de povos indígenas, do meio ambiente e da democracia e combate ao racismo. Entre os destaques estão a ministra Marina Silva, que ganhou o “Prêmio do Júri”, que homenageia toda a sua trajetória, e a ativista indígena Txai Suruí, que ganhou novamente o “Megafone do Ano”, que premia algum ativista que tenha se destacado em 2022 – categoria que ela já havia vencido na edição anterior.

Em sua segunda edição, o Megafone do Ano é a primeira premiação destinada a ativistas brasileiros. A iniciativa é coordenada pela organização Megafone Ativismo, junto a uma coalizão formada pelas ONGs Greenpeace Brasil, Pimp My Carroça, WWF Brasil, Engajamundo, Instituto Socioambiental, Hivos e pelo site Sumaúma Jornalismo.

Os anúncios dos vencedores de cada categoria foram feitos pela atriz e humorista Nathalia Cruz no Instagram da premiação. Cada uma das 14 categorias teve 5 indicados, totalizando 70 ativistas de diferentes áreas e origens. Os inscritos vieram de todas regiões do país, sendo 45% deles das regiões Norte e Nordeste. Além da própria inscrição, também havia a possibilidade de inscrever terceiros no prêmio, que posteriormente autorizaram sua participação. 

Os critérios para a escolha dos jurados foram o “impacto na causa ao qual o ativismo se dirige e no debate público sobre o tema”; a “capacidade de transmitir a mensagem de forma criativa e coerente ao tema abordado”; e a “capacidade de informar, mobilizar e inspirar outras pessoas através do ativismo”, segundo regulamento no site da iniciativa. Os vencedores receberão um troféu feito pelo artivista Mundano, fundador da Pimp My Carroça, e um megafone customizado.

Premiados

Txai Suruí durante a exibição do documentário O território, en Nova York. Foto: Bryan Bedder/Getty Images via AFP.

Além de levar o “Megafone do Ano”, Txai Suruí também foi uma das premiadas da categoria “Documentário”, junto com a equipe do filme “O Território”, do qual foi produtora-executiva. A obra retrata a luta dos indígenas uru-eu-wau-wau para proteger suas terras. Samela Sateré-Mawé, também ativista indígena, foi outra bi-campeã: levou pela segunda vez a categoria “Perfil de rede social”. Ela aborda temas como direitos indígenas, questões socioambientais e feminismo.

Na categoria “Cartaz em manifestação”, o premiado foi o ilustrador Cristiano Siqueira, com sua homenagem ao indigenista Bruno Pereira e ao jornalista Dom Phillips, mortos por invasores da Terra Indígena Vale do Javari, no Amazonas.

A categoria “Fotografia”, teve a jornalista Lola Ferreira como vencedora, com seu registro de jovens passageiros de um ônibus indignados com uma motociata bolsonarista, no dia 7 de setembro do ano passado, no Rio de Janeiro.

Já a Coalizão Negra por Direitos foi a premiada da categoria “Marcha ou manifestação de rua”, por organizar protesto contra o assassinato do congolês Moïse Kabagambe, ocorrido também no Rio de Janeiro, em 24 de janeiro do ano passado.

Confira a lista de vencedores de todas as outras categorias:

Ação direta: o premiado é o ato em defesa do rio Arapiuns (PA) feito nas águas, com pequenos barcos comuns na região, chamados de rabetas – uma iniciativa do coletivo Guardiões do Bem Viver, de jovens do PAE Lago Grande. Esta categoria destaca ações ativistas presenciais e diretas, ou seja, que ocupem algum espaço para uma denúncia ou para impedir uma injustiça, por exemplo. Mais da metade (60%) dos finalistas foram das regiões Norte e Nordeste. 

Arte de rua: o premiado desta categoria é o CURA – Circuito Urbano de Arte, um dos maiores festivais de arte pública do Brasil. Esta categoria, que teve 40% de mulheres e 50% de inscritos das regiões Norte e Nordeste entre os finalistas, abrange grafite, lambe-lambe, intervenção, performance, projeção em vídeo ou qualquer outra linguagem artística que tenha acontecido na rua.

Cidadão indignado: o desabafo de Dona Lurdinha sobre um caso de racismo ambiental é o premiado desta categoria, que visa dar visibilidade a desabafos indignados abordando alguma realidade social ou socioambiental brasileira. Todos os finalistas desta categoria eram negros, 80% das regiões Norte e Nordeste e 80% mulheres. 

Jovem ativista: a premiada desta categoria, na qual todas as finalistas eram mulheres, é Vitória Rodrigues, jovem ativista de São João de Meriti, na baixada fluminense, que com apenas 18 anos já escreveu um projeto de lei. 

Música ou clipe: a premiada é o hit das eleições do ano passado: “Tá na Hora do Jair”.

Meme: eleições e política são os temas da maioria dos memes selecionados como finalistas nesta categoria do Prêmio Megafone na qual a dublagem das bolsonaristas em jogral se sagrou vencedora

Reportagem: a premiada nesta categoria é a reportagem em formato de história em quadrinhos da Revista Badaró sobre os constantes ataques contra o povo guarani-kaiowá em Mato Grosso do Sul.

  • Gabriel Tussini

    Estudante de jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), redator em ((o))eco e interessado em meio ambiente, política e no que não está nos holofotes ao redor do mundo.

Leia também

Salada Verde
25 de abril de 2024

Acnur anuncia fundo para refugiados climáticos 

Agência da ONU destinará recursos do Fundo para proteger grupos de refugiados do clima. Objetivo é arrecadar US$ 100 milhões de dólares até o final de 2025

Salada Verde
25 de abril de 2024

Deputados mineiros voltam atrás e maioria mantém veto de Zema à expansão de Fechos

Por 40 votos a 21, parlamentares mantém veto do governador, que defende interesses da mineração contra expansão da Estação Ecológica de Fechos, na região metropolitana de BH

Notícias
25 de abril de 2024

Do Brasil à Colômbia, conservação ambiental através da literatura

Feira do livro de Bogotá traz os biomas brasileiros em destaque, com uma curadoria literária voltada para o meio ambiente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.