Salada Verde

Meio Ambiente de SP ficará nas mãos de engenheira especialista em infraestrutura

Natália Resende, que estará à frente da pasta que unirá Infraestrutura, Meio Ambiente, Transportes e Logística, tem ampla experiência na estruturação de leilões, mas nenhuma em gestão ambiental

Débora Pinto ·
1 de dezembro de 2022 · 1 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

A indicação da nova secretária responsável pela gestão do meio ambiente no estado de São Paulo indica forte foco em obras e infraestrutura. Natália Resende, advogada, engenheira civil e procuradora federal é quem  comandará a supersecretaria, que unirá Infraestrutura, Meio Ambiente, Transportes e Logística, a partir de 2023. 

O anúncio foi feito pelo governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), na sexta-feira (25). Natalia Resende atuou como consultora jurídica no atual Ministério da Infraestrutura e trabalhou diretamente com Freitas na Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos durante o governo do ex-presidente Michel Temer (MDB). A futura secretária também coordenou a CNIR (Câmara Nacional de Infraestrutura e Regulação). 

Doutoranda e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos da Universidade de Brasília,, com foco em regulação de infraestruturas de rede,  a nova secretária também é  professora em Parcerias Público-Privadas na Faculdade de Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Mackenzie e PUC Minas Gerais. 

O foco de suas pesquisas acadêmicas e de seu trabalho são os  arranjos institucionais, aspectos jurídicos, econômicos e de regulação, no âmbito de parcerias e concessões, com estudos de aplicação prática no contexto da infraestrutura nacional e internacional. 

O perfil da secretária tem consonância com o plano de governo apresentado por Tarcísio de Freitas que previa, inclusive na área ambiental, facilitar e agilizar processos licitatórios. Segundo Freitas citou em coletiva, Natália Resende o ajudou na estruturação de mais de uma centena de leilões.

 A secretária tem conhecimento técnico e experiência, também, para levar adiante o plano que segue em análise, segundo o governador eleito, de privatizar a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). 

Será a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura, Transportes e Logística que administrará a Sabesp,  como também a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), com um orçamento aproximado de  R$ 18 bilhões.  

Segundo Tarcísio de Freitas afirmou na coletiva, a intenção de criar uma secretaria mais ampla é a de favorecer o que chamou de infraestrutura sustentável e possibilitar que grandes projetos de obras sejam criados, desde o princípio, levando em conta os seus impactos ambientais. 

Natália Resende, a nova secretária, embora tenha evidente experiência no setor de infraestrutura, não conta com nenhuma atuação voltada especificamente  para a gestão, conservação ou estruturação de políticas ambientais. 

Resta saber, portanto, como será composta a equipe completa da nova pasta, qual será o peso do meio ambiente nesse contexto e como se darão as concessões e aprovações técnicas dentro desta máquina administrativa.

  • Débora Pinto

    Jornalista pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, atua há vinte anos na produção e pesquisa de conteúdo colaborando e coordenando projetos digitais, em mídias impressas e na pesquisa audiovisual

Leia também

Notícias
13 de outubro de 2022

Licenciamento e privatização da Sabesp, Tarcísio e Haddad debatem propostas

Colados no presidenciáveis Lula (PT) e Bolsonaro (PL), candidatos ao governo paulista explicitaram divergências sobre licenciamento ambiental e a privatização da Sabesp

Reportagens
24 de novembro de 2022

Transição de Tarcísio têm nomes da gestão Bolsonaro e indícios de privatização da Sabesp

Anúncio dos oito grupos de trabalho, incluindo “Infraestrutura, Habitação e Meio Ambiente”, foi feito na terça-feira (22); Manutenção do atual número de pastas indica que São Paulo pode continuar sem secretaria de meio ambiente

Notícias
25 de novembro de 2022

São Paulo terá supersecretaria de meio ambiente, infraestrutura, transportes e logística

A equipe de transição ligada à pasta também tem forte influência de Gilberto Kassab, que será secretário de Governo de Estado

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Rogério diz:

    Vim pesquisar sobre a futura Secretaria de Meio Ambiente, por que aqui no Sudoeste Paulista, o descaso com ele é gritante. Entra e sai prefeito, e as coisas só pioram. Cortam árvores nativas, construções em APPs, mortandade de aves e animais. Vai mal, muito mal por aqui. As futuras gerações é quem vai sofrer. Que Deus olhe pelo Estado de SP.