Salada Verde

Ministro do Supremo trava ações contra desmatadores em Santa Catarina

Decisão atende a pedido do governo Jorginho Mello (PL) e ameaça ecossistemas e espécies únicas dos campos de altitude

Aldem Bourscheit ·
19 de agosto de 2025
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Atendendo a um pedido do governo de Santa Catarina, o ministro Gilmar Mendes (STF) suspendeu processos que questionavam a constitucionalidade da Lei Estadual 14.675/2009. A norma afrouxa a proteção dos campos de altitude, ambientes frágeis que vinham sendo alvo de autuações do Ibama, em propriedades rurais.

A decisão beneficia acusados de desmatar e degradar esses ambientes de Mata Atlântica e cria um “escudo jurídico” até que o Supremo julgue o mérito da ação. Entidades civis afirmam que isso amplia a insegurança jurídica e enfraquece a proteção ambiental em um dos biomas mais ameaçados do Brasil.

Estudo científico publicado na Science reforça que os campos de altitude são refúgios de espécies únicas e que cumprem papel essencial para regular o clima e o fornecimento de água. Logo, a flexibilização legal pode causar perdas ou danos graves a serviços ambientais vitais para as pessoas e a vida selvagem.

Em julho, o Ibama compartilhou que quase 5 mil ha de campos de altitude – área similar à de 7 mil campos oficiais de futebol – foram eliminados em Lages (SC) e outros municípios do interior catarinense. A destruição serviu sobretudo ao plantio de lavouras de Pinus, espécie exótica com alto potencial de impacto ambiental.

*O texto foi ajustado às 16h07 de 20 de agosto para não restringir a abrangência dos campos de altitude.

  • Aldem Bourscheit

    Jornalista cobrindo há mais de duas décadas temas como Conservação da Natureza, Crimes contra a Vida Selvagem, Ciência, Agron...

Leia também

Salada Verde
18 de junho de 2018

Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprova PL que altera legislação ambiental

De acordo com o Projeto de lei 116/2016, não serão destinados recursos para a criação de novas unidades de conservação até que as existentes sejam totalmente regularizadas.

Reportagens
6 de maio de 2024

Manguezais restaurados em Santa Catarina atenuam fenômenos climáticos extremos 

Há 12 meses, mutirões comunitários do Projeto Raízes da Cooperação retiram espécies invasoras, replantam mangue nativo e mobilizam a sociedade na região metropolitana de Florianópolis

Salada Verde
1 de novembro de 2016

STF condena Ibama a reflorestar Mata Atlântica em Santa Catarina

Decisão reconheceu que órgão federal agiu de forma ilegal ao autorizar o corte e o transporte de Araucária, espécie ameaçada de extinção

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.