
Na segunda-feira (28), o Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação pedindo a suspensão da licença de operação da hidrelétrica de Belo Monte, em Altamira (PA). Para o MPF, a suspensão tem que prevalecer até que os impactos provocados pela usina ao ecossistema aquático e à pesca no rio Xingu sejam amenizados. Cientistas, pescadores e o MPF concordam que a Norte Energia, empresa responsável pela hidrelétrica, não percebeu os impactos provocados por causa do monitoramento inadequado. A atividade pesqueira é de suma importância para a sobrevivência das famílias e para a economia local. Além da suspensão da licença, o MPF pede também à Justiça que a Norte Energia, a União e o Ibama sejam obrigados a monitorar constantemente a mortalidade de peixes nas áreas do Xingu impactadas por Belo Monte. O MPF solicita também que a empresa responsável pela usina seja condenada a custear o plano de reestruturação e reordenação da atividade pesqueira da região de Altamira e Vitória do Xingu e que os réus sejam condenados a pagar uma indenização de R$ 4 mil mensais a todos os pescadores dessas regiões. O MPF quer que a empresa fique impedida de ter acesso a financiamentos, incentivos ou benefícios fiscais oferecidos pelo poder público até que os impactos aos pescadores sejam atenuados e controlados.
Fonte original: Ministério Público Federal
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Justiça determina que Rio incorpore clima no processo de licenciamento ambiental
Decisão estabelece prazo de 90 dias para que prefeitura passe a exigir de empreendimentos poluidores plano de mitigação de emissões e medidas de compensação →
Quase 600 áreas protegidas da Amazônia não registraram desmatamento no primeiro semestre
Mais de 80% das áreas protegidas do bioma não apresentaram desmatamento entre janeiro e junho deste ano, segundo o Imazon. É o melhor desempenho dos últimos 8 anos →
A Era do Fogo: o alerta que vem da França
Os incêndios franceses demonstram que capacidade técnica e econômica, embora indispensáveis, não garantem proteção quando os ecossistemas perdem resiliência →
