Salada Verde

MST invade reserva natural privada no Paraná

RPPN Mata do Barão está localizada dentro de fazenda Figueira, centro de pesquisa ligada à USP. Mais de mil famílias ocupam o local.

Daniele Bragança ·
19 de agosto de 2015 · 6 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Famílias estão há 3 dias na Fazenda. Foto: Willian Eduardo Pereira, extraído da página do Facebook do grupo RPPN Brasil.
Famílias estão há 3 dias na Fazenda. Foto: Willian Eduardo Pereira, extraído da página do Facebook do grupo RPPN Brasil.

Desde segunda-feira (17), cerca de mil famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocupam uma fazenda em Londrina, localizada no distrito de Paiquerê. A propriedade é utilizada como centro de pesquisa e no seu interior está situada a Reserva Particular do Patrimônio Natural, a RPPN Mata do Barão, que protege grandes remanescentes florestais nativos da Mata Atlântica.

A Fazenda Figueira pertence à Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ), que administra tanto a área de pasto — usado em pesquisas para as universidades como a de São Paulo (USP), a Estadual de Londrina (UEL) e a Estadual de Maringá (UEM) –, quando a reserva privada. A RPPN é cercada para que o gado não invada a área protegida.

A reserva possui aproximadamente 1100 hectares – área que abriga cerca de 220 espécies de aves, 70 de árvores e 50 de mamíferos voadores e terrestres.

Não se sabe se a área específica da RPPN foi afetada pela ocupação do MST ou apenas a fazenda. De acordo com o G1, cerca de 14 famílias de colaboradores e funcionários vivem dentro da fazenda. Ainda segundo o portal, José Renato Silva Gonçalves, o engenheiro responsável pela fazenda, teme que as famílias moradoras possam entrar em conflito com as famílias que estão acampadas no local.

O acampamento já dura três dias, mas ainda não se sabe os motivos para a ocupação ou como está a situação no local. A reportagem de ((o))eco tentou entrar em contato por telefone com as lideranças do MST e com os representantes da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz, proprietários da fazenda, mas não obteve respostas.

 

 

Leia Também
O que é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN)
O melhor trunfo do MST não fala
O MST vai da foice à motosserra

 

 

 

  • Daniele Bragança

    É repórter especializada na cobertura de legislação e política ambiental. Formada em jornalismo pela Universidade do Estado d...

Leia também

Colunas
12 de março de 2008

O MST vai da foice à motosserra

Se está mesmo interessado em meio ambiente, a melhor coisa que o MST tem a fazer é denunciar o Incra, por transformá-lo no braço erguido do desmatamento clandestino.

Colunas
17 de agosto de 2007

O melhor trunfo do MST não fala

Fica no Pontal do Paranapanema, front dos conflitos fundiários, o exemplo mais convincente do que a reforma agrária pode fazer pela conservação da natureza.

Dicionário Ambiental
3 de julho de 2014

O que é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN)

Saiba mais sobre esta categoria de unidade de conservação, que integra os interesses de conservação da sociedade civil e do poder público.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta