Mudanças no MMA: Sai Gaetani, entra Carlos Klink

O biólogo Carlos Augusto Klink assume o cargo de secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente. Nomeação foi publicada nesta segunda-feira

7 de janeiro de 2016 · 8 anos atrás
Carlos Augusto Klink substituiu Francisco Gaetani na secretaria executiva do ministério. Foto: Divulgação/MMA.

O ano começou com uma troca de cadeiras no Ministério do Meio Ambiente (MMA). Após quatro anos no cargo, o economista Francisco Gaetani deixou a secretaria executiva do MMA para assumir a mesma função no Ministério do Planejamento. Em seu lugar, a presidente Dilma nomeou o biólogo Carlos Augusto Klink, que comandava a  Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente desde 2012.

Klink é formado em biologia pela UNICAMP, com Mestrado e Doutorado em Ecologia. Com passagens pela academia e organizações ambientais, ele foi pesquisador da Embrapa Cerrado, professor da Universidade de Brasília e presidente do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam). Também coordenou o Programa de Agricultura e Conservação da The Nature Conservacy (TNC) e foi conselheiro do Instituto de Pesquisas Ecológicas- Ipê.

Durante a chefia de Klink, a Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do MMA foi responsável pela produção da INDC do Brasil, o plano climático que definiu as medidas que o Brasil adotará para cortar emissões de gases de efeito estufa.