Salada Verde

Município do Rio ganha nova área de proteção ambiental

Prefeitura cria a APA das Serras de Inhoaíba, Cantagalo e Santa Eugênia, na Zona Oeste do Rio. Unidade abrange sete bairros e protege importante aquífero

Redação ((o))eco ·
1 de junho de 2022 · 2 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Nesta quarta-feira (1), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), publicou um decreto criando a Área de Proteção Ambiental (APA) das Serras de Inhoaíba, Cantagalo e Santa Eugênia, na Zona Oeste do Rio. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município e abrange sete bairro e uma área de 2.228 hectares. 

A área da APA abrange o Aquífero de Guaratiba, uma das mais importantes reservas de água da cidade, e áreas de projetos de reflorestamento mantidos pela Prefeitura do Rio.

“A criação da APA das Serras de Inhoaíba, Cantagalo e Santa Eugênia responde aos desafios de promover a ocupação racional do solo, conservar a biodiversidade da Mata Atlântica e desenvolver os recursos naturais de forma sustentável. Esta nova unidade de conservação reafirma o compromisso da prefeitura com a defesa do Meio Ambiente e o desenvolvimento urbano sustentável”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Lucas Wosgrau Padilha.

Ainda segundo a Prefeitura, os recursos naturais da região começaram a ser estudados em 2011. entre os animais encontrados no local estão os ameaçados tamanduá-de-colete (Tamandua tetradactyla) e o tucano-de-bico-preto (Ramphastos vitellinus).

O decreto estabelece que o prazo de 360 dias para que o órgão gestor da unidade crie o plano de manejo. O conselho gestor da APA deverá ser estabelecido em 180 dias. 

UC abrange áreas em Campo Grande, Inhoaíba, Sepetiba, Cosmos, Santa Cruz, Paciência e Guaratiba

Leia também

Salada Verde
10 de dezembro de 2021

Agora é oficial: a Floresta do Camboatá está protegida

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, sancionou nesta sexta-feira (10), a criação do Refúgio de Vida Silvestre do Camboatá, em Deodoro

Salada Verde
15 de dezembro de 2021

Grupo de orcas dá show para banhistas em praia do Rio

Nessa época do ano é comum que as baleias se aproximem mais da costa brasileira em busca de alimentação. Veja o vídeo

Reportagens
22 de novembro de 2021

Programa de Reflorestamento do Rio faz 35 anos com desafio ampliar atuação e recompor equipe

A iniciativa, que já reflorestou mais de 3,4 mil hectares no município do Rio de Janeiro, tem o desafio de garantir a manutenção das áreas reflorestadas e expandir atuação para novos locais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.