Nesta quarta-feira (1), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), publicou um decreto criando a Área de Proteção Ambiental (APA) das Serras de Inhoaíba, Cantagalo e Santa Eugênia, na Zona Oeste do Rio. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município e abrange sete bairro e uma área de 2.228 hectares.
A área da APA abrange o Aquífero de Guaratiba, uma das mais importantes reservas de água da cidade, e áreas de projetos de reflorestamento mantidos pela Prefeitura do Rio.
“A criação da APA das Serras de Inhoaíba, Cantagalo e Santa Eugênia responde aos desafios de promover a ocupação racional do solo, conservar a biodiversidade da Mata Atlântica e desenvolver os recursos naturais de forma sustentável. Esta nova unidade de conservação reafirma o compromisso da prefeitura com a defesa do Meio Ambiente e o desenvolvimento urbano sustentável”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Lucas Wosgrau Padilha.
Ainda segundo a Prefeitura, os recursos naturais da região começaram a ser estudados em 2011. entre os animais encontrados no local estão os ameaçados tamanduá-de-colete (Tamandua tetradactyla) e o tucano-de-bico-preto (Ramphastos vitellinus).
O decreto estabelece que o prazo de 360 dias para que o órgão gestor da unidade crie o plano de manejo. O conselho gestor da APA deverá ser estabelecido em 180 dias.
Leia também
Agora é oficial: a Floresta do Camboatá está protegida
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, sancionou nesta sexta-feira (10), a criação do Refúgio de Vida Silvestre do Camboatá, em Deodoro →
Grupo de orcas dá show para banhistas em praia do Rio
Nessa época do ano é comum que as baleias se aproximem mais da costa brasileira em busca de alimentação. Veja o vídeo →
Programa de Reflorestamento do Rio faz 35 anos com desafio ampliar atuação e recompor equipe
A iniciativa, que já reflorestou mais de 3,4 mil hectares no município do Rio de Janeiro, tem o desafio de garantir a manutenção das áreas reflorestadas e expandir atuação para novos locais →