Salada Verde

Na ONU, Lula pede por mais proteção aos oceanos para combater mudanças climáticas

Sem mencionar Trump, Lula criticou a ameaça do unilateralismo sobre os oceanos. 3ª Conferência da ONU sobre Oceanos começou nesta segunda-feira

Cristiane Prizibisczki ·
9 de junho de 2025
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Em discurso na abertura da 3ª Conferência da ONU sobre os Oceanos, o presidente Lula defendeu uma ação global urgente para proteger os oceanos e enfrentar as mudanças climáticas. Sem citar Trump, ele também mencionou os perigos do “unilateralismo”.

“É impossível falar de desenvolvimento sustentável sem incluir o oceano. Sem protegê-lo, não há como combater a mudança do clima. Três bilhões de pessoas dependem diretamente de recursos marinhos para sua sobrevivência. O oceano é o maior regulador climático do planeta, em função de toda a cadeia de vida que ele abriga”, disse o presidente.

Mais adiante em seu discurso, o presidente brasileiro citou os avanços e sucessos do regime internacional de governança do espaço marítimo e falou que hoje, “paira sobre o oceano a ameaça do unilateralismo”.

“Evitar que os oceanos se tornem palco de disputas geopolíticas é uma tarefa urgente para a construção da paz. Canais, golfos e estreitos devem nos aproximar e não ser motivo de discórdia. Coibir uma corrida predatória por minérios requer apoio à firme atuação da Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos, dirigida hoje pela cientista brasileira Letícia de Carvalho”, defendeu o presidente, em uma citação indireta aos anseios do presidente norte-americano de interferir no Golfo do México e de explorar minérios em águas profundas.

Lula anunciou que o Brasil ratificará ainda este ano o Tratado do Alto Mar e apresentou sete compromissos voluntários, incluindo a ampliação de áreas marinhas protegidas de 26% para 30% até 2030, além da criação de estratégias contra a poluição plástica, preservação de manguezais e recifes, e promoção da pesca sustentável. 

Leia o discurso completo aqui.

  • Cristiane Prizibisczki

    Jornalista com quase 20 anos de experiência na cobertura de temas como conservação, biodiversidade, política ambiental e mudanças climáticas. Já escreveu para UOL, Editora Abril, Editora Globo e Ecosystem Marketplace e desde 2006 colabora com ((o))eco. Adora ser a voz dos bichos e das plantas.

Leia também

Colunas
6 de junho de 2025

ONU reúne 2 mil cientistas para transformar conhecimento em ações políticas para o oceano

Especialistas de mais de cem países estão em Nice, na França, para definir ações prioritárias até 2030 para melhorar a saúde do oceano

Colunas
9 de junho de 2025

Cientistas pedem urgência em ações para salvar oceanos

Manifesto pede mudanças ambiciosas baseadas em evidências científicas para que Chefes de Estado atuem a favor do oceano. Conferência da ONU sobre oceanos começou nesta segunda

Colunas
6 de junho de 2025

Podcast inédito explora os ambientes naturais marinhos e costeiros

Primeira temporada do podcast “Ressoa uma janela para o mar” destaca os diferentes ecossistemas costeiros e marinhos presentes no Brasil

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.