Salada Verde

Para beneficiar agronegócio, deputado propõe excluir Mato Grosso da Amazônia Legal

Autor da proposta é o deputado Juarez Costa (MDB/MT). Parlamentar argumenta que a redução da Reserva Legal de 80% para 20% atenderia crescente demanda por alimentos

Cristiane Prizibisczki ·
24 de fevereiro de 2022 · 4 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

A Câmara dos Deputados protocolou, na última terça-feira (22), um projeto de lei que propõe excluir o Mato Grosso dos limites da Amazônia Legal, sob a justificativa de que é preciso expandir a fronteira agrícola no estado para atender o aumento da demanda nacional e internacional por alimentos. O projeto é de autoria do deputado Juarez Costa (MDB/MT).

No texto do projeto, que recebeu o número 337/2022, Costa argumenta que a manutenção da Reserva Legal em 80%, como determina a lei atualmente em vigor (Lei Federal 12.651/2012), traz prejuízos a produtores rurais. 

“No Brasil como um todo, há pouco mais de 11 milhões de hectares déficit de reserva legal, 21,7% em Mato Grosso. O custo econômico para a recuperação das reservas legais, ou para compensação dessa imensa área seria muito grande, e injustificável para uma das regiões agrícolas mais importantes do país. Retirar o Estado da Amazônia Legal reduziria essa exigência ao piso de 20%, poupando produtores mato-grossenses das despesas necessárias à manutenção de até 80% de terras sem uso agropecuário”, diz trecho da justificativa do projeto.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Costa ainda defende que a mudança proposta por ele permitiria o aumento da produção nacional, evitando, assim, o desmatamento e a abertura de áreas pouco produtivas.

A proposta aguarda despacho do Presidente da Câmara dos Deputados.

  • Cristiane Prizibisczki

    Jornalista com quase 20 anos de experiência na cobertura de temas como conservação, biodiversidade, política ambiental e mudanças climáticas. Já escreveu para UOL, Editora Abril, Editora Globo e Ecosystem Marketplace e desde 2006 colabora com ((o))eco. Adora ser a voz dos bichos e das plantas.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
7 de janeiro de 2022

Deputados aprovam mineração dentro de Reserva Legal no Mato Grosso

A proposta, apontada como inconstitucional, permite a exploração mineral nas áreas de Reserva Legal e também o remanejamento das reservas para fora da propriedade rural

Notícias
25 de setembro de 2019

Estudo esclarece por que o Brasil precisa de suas reservas legais – elas geram R$ 6 trilhões por ano

Publicado na revista Perspectives in Ecology and Conservation e endossado por 407 pesquisadores, o artigo destaca a importância dos serviços ecossistêmicos prestados pelas reservas legais brasileiras

Salada Verde
2 de abril de 2019

Projeto de Lei quer acabar com a Reserva Legal

Proposta do senador Marcio Bittar (MDB/AC) elimina uma das colunas que sustenta o código florestal. Justificativa é que país precisa expandir sua produção para dentro da floresta

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.