Salada Verde

Por uma política nacional para os ecossistemas de montanhas

16% do território brasileiro, ou cerca de 1,4 milhão de km², está em regiões acima de 600 metros de altitude

Aldem Bourscheit ·
11 de julho de 2023
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Propostas para criar e aprimorar políticas públicas federais podem ser enviadas ao governo até meados deste julho. Uma das mais de 6 mil ideias já apresentadas pede uma Política Nacional para os Ecossistemas de Montanha.

A sugestão de Luiz Felipe César, diretor-executivo da ong Crescente Fértil, quer garantir a proteção da “biodiversidade e sustentabilidade socioambiental” para essas formações.

Segundo ele, as montanhas alimentam bacias hidrográficas, proveem serviços ecossistêmicos de regulação hídrica e climática, e, pela variação de altitude, têm elevado grau de diversidade biológica e paisagística. 

“No entanto, são ambientes altamente vulneráveis aos impactos dos extremos climáticos e sofrem destruição com exploração mineral e ocupação desordenada”, destaca Felipe César.

No Brasil, 16% do território estão em regiões com ao menos 600 metros de altitude, ou cerca de 1,4 milhão de km2. A área é maior que a do estado do Pará ou que a do vizinho Peru.

Nossos pontos mais altos são o Pico da Neblina (2.995 m) e o Pico 31 de Março (2.974 m), ambos na Serra do Imeri, no estado do Amazonas. A região é junto à fronteira com a Venezuela.

As Nações Unidas indicam que as montanhas cobrem 1/4 do território do planeta, abrigam a maior parte dos centros de biodiversidade e fornecem água doce a aproximadamente metade da humanidade. 

Todavia, a crise global do clima está aumentando as temperaturas médias e forçando vida selvagem e variadas culturas humanas adaptadas à vida nas montanhas a se adaptar ou migrar.

  • Aldem Bourscheit

    Jornalista brasilo-luxemburguês cobrindo há mais de duas décadas temas como Conservação da Natureza, Crimes contra a Vida Sel...

Leia também

Notícias
4 de julho de 2023

Um refúgio de árvores ameaçadas nas montanhas de São Paulo

Levantamento no Parque Estadual Nascentes do Paranapanema identificou 21 espécies de árvores ameaçadas, inclusive uma espécie já classificada como extinta no estado

Salada Verde
18 de novembro de 2009

Para as montanhas brasileiras

Entidades podem enviar sugestões para montagem de programa nacional de conservação de montanhas. Seminário debaterá assunto em dezembro, no Rio.

Salada Verde
23 de outubro de 2009

Unidos pelo bem das montanhas

Criada há poucos dias, associação mundial quer equilibrar conhecimento científico, conservação ambiental e ganhos econômicos para reduzir degradação em cadeias montanhosas.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.