Salada Verde

Programa que incentiva RPPNs municipais está na final do 15º Prêmio von Martius

Com 15 anos de vida, ConBio, desenvolvido pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem (SPVS), apoia a criação de reservas privadas em Curitiba

Sabrina Rodrigues ·
12 de outubro de 2016 · 7 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
ConBio SPVS
O programa ConBio visita propriedades com mata nativa na região de Curitiba, para incentivá-las a se tornarem reservadas privadas municipais. Foto: SPVS

O Programa Condomínio da Biodiversidade (ConBio), criado pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem (SPVS), está na final da 15ª edição do Prêmio von Martius de Sustentabilidade. A distinção é dada pela Câmara Brasil-Alemanha de Comércio e Indústria, conhecida por ações voltadas para o desenvolvimento sustentável.

O ConBio é um programa que incentiva e apoia a criação de áreas protegidas privadas, chamadas pela legislação brasileira de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). Só que no caso do ConBio, as RPPNs são municipais e ficam em Curitiba, Paraná. A iniciativa já visitou mais de 1.300 propriedades particulares para realizar avaliações ambientais e ensinar técnicas de manejo e conservação. Além disso, ao longo dos seus 16 anos de existência, o ConBio capacitou mais de 1.200 professores da rede pública de ensino em educação para conservação.

O ConBio é um dos programas desenvolvidos pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), sediada em Curitiba. Criada em 1985, no Paraná, a SPVS é especializada em conservação. Atua em projetos de administração de RPPNs e é conhecida pelo acompanhamento e contagem da população do papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis).

 

Saiba mais

Conheça o Condomínio da Biodiversidade

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Análises
25 de novembro de 2013

Conheça o Condomínio da Biodiversidade

A missão do Conbio é cuidar do meio ambiente urbano. Desde sua criação já visitou mais de mil propriedades ensinando boas práticas de manejo.

Dicionário Ambiental
3 de julho de 2014

O que é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN)

Saiba mais sobre esta categoria de unidade de conservação, que integra os interesses de conservação da sociedade civil e do poder público.

Dicionário Ambiental
16 de abril de 2014

O que é o SNUC

Instituído pela Lei 9.985/2000, o SNUC ordena a preservação ambiental no país, ao estabelecer a forma de criação, implantação e gestão das unidades de conservação nacionais.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.