Salada Verde

Projeto que salva pirarucu dá prêmio a biólogo brasileiro

João Victor Campos-Silva, de 36 anos, ganhou pelo projeto de conservação da Arapaima na Amazônia. O trabalho permitiu a recuperação de 30 vezes mais o número da espécie

Sabrina Rodrigues ·
20 de junho de 2019 · 5 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Manejo sustentável de pirarucu é possível graças à união do conhecimento científico e tradicional. Foto: Bernardo Oliveira/Instituto Mamirauá.

O projeto para salvar o pirarucu (Arapaima gigas) rendeu ao biólogo brasileiro João Victor Campos-Silva, de 36 anos, o Prêmio Rolex de Empreendedorismo- 2019 Rolex Awards Laureate, em cerimônia realizada em Washington, nos Estados Unidos, na sexta-feira (14).

Foram mais de mil candidatos de 111 países. O Rolex Awards há mais de 40 anos apoia pessoas que atuam na preservação das espécies naturais e seus habitats e que protegem o patrimônio cultural. A famosa marca de relógio suíça consagrou o que considera feito extraordinário nas categorias ambiente, exploração, ciência e tecnologia.

Junto com João Victor, foram premiados um neurocientista francês, um especialista em TI de Uganda, um biólogo molecular do Canadá e uma conservacionista da Índia.

Projeto ajuda 60 comunidades

João Victor fez seu doutorado a respeito do impacto social, econômico e ambiental do manejo do Arapaima gigas. O projeto sobre manejo da espécie nasceu disso. Em 2018, ficou em primeiro lugar na categoria mestre e doutor do Prêmio Jovem Cientista 2018, com o  mesmo projeto de conservação do pirarucu.

O pirarucu é um dos maiores peixes de água doce do mundo. Pode chegar a 3 metros de comprimento e pesar até 200 quilos. Nativo da Bacia Amazônica, vive em lagos e rios afluentes, de águas claras e sem fortes correntezas. Mas o número de sua espécie foi diminuindo devido à pesca predatória, levando o animal à beira da extinção.

Foto: Divulgação.

O Instituto Mamirauá, organização social fomentada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), foi a instituição que implementou os acordos de pesca que possibilitaram a recuperação populacional da espécie na região do Médio Solimões, na Amazônia Central.

O trabalho deu tão certo que permitiu a recuperação de 30 vezes mais o número de pirarucu local. Antes do projeto, a espécie saltou de 2.507 a 190.523 espécimes na área abarcada pelo manejo na região do Médio Solimões. A proteção do território também permitiu o aumento de populações de peixe-boi e tartarugas-gigantes.

“Ninguém pensará no verde se sua vida estiver mergulhada no vermelho. Ao proteger o pirarucu, a segurança alimentar das comunidades é garantida, assim como a renda e o amplo leque de benefícios sociais. Tudo isso combinado faz com que as comunidades rurais se comprometam ao proteger os ambientes aquáticos, o que garante também a recuperação do pirarucu”, afirma João Victor.

 

Assista ao vídeo do projeto de João Victor na Amazônia:


 

 

Leia Também

Guiana: gestão comunitária está salvando o pirarucu

Pirarucu: a doçura do gigante de águas doces

Por trabalho na conservação de antas, brasileira ganha prêmio internacional

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Salada Verde
13 de junho de 2019

Por trabalho na conservação de antas, brasileira ganha prêmio internacional

National Geographic Society premiou Patrícia Medici, do Instituto Ipê, pelo seu trabalho na conservação da espécie Tapirus terrestris

Notícias
19 de outubro de 2012

Pirarucu: a doçura do gigante de águas doces

O homenageado do ((o))eco esta semana é um dos maiores peixes de água doce do mundo, podendo pesar até 200 quilos. Foto: Cliff

Reportagens
14 de fevereiro de 2014

Guiana: gestão comunitária está salvando o pirarucu

Este gigante é fácil de pegar, pois precisa vir à tona. Essa característica também permite conta-lo e planejar uma pesca sustentável.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 2

  1. Roberto pardini diz:

    Joao parabens irmao ! Parabens mesmo pessoas como voce fazem diferenca mundo ,tenho projetos educacao ambiental e o trafico de animais silvestres e um deles , como esse seu projeto pode ser introduzido em grandes bacias do estado SP , e voce faz palestras , qual seria seu contato irmao , olha parabens pelo premio , (015) 988061117 Roberto sou Sorocaba interior sp .


  2. Jo gomes diz: