Notícias

Com votação simbólica, Senado aprova PL do Veneno

Apenas a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) se manifestou contra a proposta. Texto concentra a liberação de agrotóxicos no Ministério da Agricultura

Daniele Bragança ·
29 de novembro de 2023

Com votação simbólica, o Senado aprovou nesta terça-feira (28) o projeto de lei que flexibiliza a comercialização de agrotóxicos no Brasil, popularmente conhecido como “pacote do veneno”. A proposta aprovada é um substitutivo ao projeto aprovado na Câmara em fevereiro de 2022. 

O tema é controverso e foi disputado entre as bancadas ruralistas e ambientalistas. Venceu o meio termo. Com relatoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES), na Comissão de Meio Ambiente do Senado, o projeto sofreu modificações, sendo a principal a manutenção das competências dos órgãos reguladores (Ibama, Anvisa), embora o PL concentre a liberação dos novos agrotóxicos no Ministério da Agricultura (MAPA).

Também foi suprimida do texto a possibilidade de autorizar agrotóxicos que não foram avaliados pelos órgãos reguladores dentro de um prazo específico, a chamada autorização tácita.

O MAPA centralizará a fiscalização e análise dos produtos para uso agropecuário e caberá ao Ministério aplicar as penalidades e auditar institutos de pesquisa e empresas. 

O PL estava no Senado desde fevereiro de 2022 e passou a tramitar em regime de urgência na semana passada. A votação ocorreu de forma simbólica, com apenas um voto contrário, feito pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA), que coordena a Frente Parlamentar Ambientalista no Senado.

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
23 de novembro de 2023

Concentrando poderes na pasta da Agricultura, PL do Veneno está pronto para ser votado em plenário

Senado aprovou o PL na Comissão de Meio Ambiente e regime de urgência no mesmo dia. Proposta flexibiliza normas de autorização e comercialização de agrotóxicos

Salada Verde
9 de março de 2022

SBPC se posiciona contra PL do Veneno

Em nota, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência diz que os retrocessos e fragilidades da proposta já foram “amplamente apontados pela comunidade científica”

Notícias
9 de fevereiro de 2022

Câmara aprova projeto que facilita liberação de agrotóxicos no Brasil

Votação da proposta não estava prevista para esta quarta-feira, mas entrou em pauta após pedido de urgência feito pelo presidente da Casa, Arthur Lira, aliado de Bolsonaro

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.