![](https://i0.wp.com/www.oeco.org.br/wp-content/uploads/2020/08/O-Eco_20200818_DJI_0886.jpg?resize=640%2C427&ssl=1)
A Rio Motorsports, o consórcio que quer construir um novo autódromo do Rio de Janeiro e escolheu como local a única opção que tem Mata Atlântica para desmatar, apresentou nesta sexta-feira (21) uma carta de intenções à Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Rio abrindo mão de 41% da área, que ao invés de ser usada para empreendimento imobiliário será usado para… a preservação ambiental. Para o empreendedor, a carta de intenções minimiza o desgaste após a popularização da campanha que quer preservar Camboatá, um dos últimos remanescente de Mata Atlântica de terras baixas da capital do Rio.
Segundo comunicado divulgado pela assessoria do grupo, o empreendimento promete utilizar 810 mil metros quadrados do terreno como “espaço de preservação ambiental” (o restante terá uma pista de autódromo, oficina e arquibancada). E “sugere que o espaço seja reservado para desenvolvimento de projetos ambientais como de manutenção do patrimônio biótico, Centro de Estudos em Interpretação Ambiental, implantação de um Centro de Recuperação de Animais Silvestres – CRAS, implantação de uma Área de Soltura de Animais Silvestres – ASAS, horto florestal e arboreto. A empresa propõe, ainda, que tais medidas sejam incluídas como condicionantes da licença a ser expedida pelo INEA”, disse a Rio Motorsports.
“Esse tipo de manifestação soa para a gente apenas como uma tentativa desesperada de esverdear um projeto absurdo que pretende desmatar uma área de Mata Atlântica importantíssima e que abriga espécies ameaçadas de extinção. Não alterar em nada nossa opinião sobre o empreendimento. Não altera em nada a nossa opinião sobre os inadmissíveis impactos ambientais que esse autódromo geraria se fosse construído na área da floresta do Camboatá”, diz o engenheiro florestal Beto Mesquita, que também participa do movimento SOS Floresta do Camboatá (veja a nota divulgada pelo movimento). “Eles não alteram em absolutamente nada o projeto do autódromo, ou seja, considerando que cerca de 20% da área total do Camboatá não tem floresta, mas que o autódromo se concentra justamente na porção mais florestada, como o próprio EIA-RIMA assume, pelo menos 73% da área florestal seriam desmatadas para a instalação do autódromo. Isso, se ele viesse voando e aterrizasse na vertical sobre a área”, acrescenta Mesquita. (Daniele Bragança)
*Editado às 19h02, do dia 21/08/2020, para acrescentar mais uma fala do engenheiro florestal Beto Mesquita.
Leia Também
Manifestação do público em audiência pública do autódromo do Rio começou meia noite
Leia também
![](https://i0.wp.com/oeco.org.br/wp-content/uploads/2020/08/Camboatá-maps.jpg?resize=600%2C400&ssl=1)
Manifestação do público em audiência pública do autódromo do Rio começou meia noite
Audiência pública virtual demorou 5h para iniciar a participação do público e é marcada por omissões e respostas evasivas sobre questões técnicas →
![](https://i0.wp.com/oeco.org.br/wp-content/uploads/2024/07/26265111-high.jpeg?resize=600%2C400&ssl=1)
Desmatamento no Cerrado cai no 1º semestre, mas ainda não é possível afirmar tendência
Queda foi de 29% em comparação com mesmo período do ano passado. Somente resultados de junho a outubro, no entanto, indicarão redução de fato, diz IPAM →
![](https://i0.wp.com/oeco.org.br/wp-content/uploads/2024/07/15035560-high.jpeg?resize=600%2C400&ssl=1)
Unesco reconhece Parna dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio da Humanidade
Beleza cênica e fato de os Lençóis Maranhenses serem um fenômeno natural único no mundo levaram organização a conceder o título →
TEM QUE FAZER UM ABAIXO ASSINADO PRA IMPEDIR ESSA IDIOTICE DESSE PREFEITO SEM NOÇÃO, NÓS PRECISAMOS DE ÁREAS VERDE E ESSE IMBECIL QUER DESTRUIR
O certo era transformar os tais autodromos em floresta novamente.
#SOSFlorestaDoCamboata
Nada mudou, o movimento SOS FLORESTA DO CAMBOATÁ ,Não abre mão da preservação da floresta , ela não tem opção o autódromo tem .
Rio Motors, vá construir o autódromo em outro lugar!!!