
A Prefeitura do Rio oficializou a desistência de construir o novo autódromo na Floresta do Camboatá, em Deodoro. Em ofício encaminhado ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) na última sexta-feira (29), o governo pediu o arquivamento do processo de licenciamento, do qual é titular. Na manhã desta segunda-feira (01), o secretário de Meio Ambiente, Eduardo Cavaliere, anunciou que além da desistência, a Prefeitura iniciou o processo para transformar Camboatá em unidade de conservação.
“Na década da RESTAURAÇÃO não podemos admitir que se fale em DESTRUIÇÃO de um patrimônio ambiental único como a Floresta do Camboatá”, escreveu, no Twitter.
A desistência é um cumprimento de promessa de campanha do novo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM-RJ) com ambientalistas e o Partido Verde.
Leia Também
Defesa da Floresta do Camboatá une movimento ambientalista no Rio
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Defesa da Floresta do Camboatá une movimento ambientalista no Rio
Enquanto o processo de licitação do autódromo do Rio começa a aparecer nas páginas policiais, movimento em prol da floresta vira referência →
Só 1% do orçamento foi destinado ao clima por candidatos a governador que buscam permanecer no poder na Amazônia
Em cinco estados da Amazônia Legal, candidatos à reeleição e políticos que assumiram o governo durante o atual mandato disputam a permanência no cargo. Apesar de todos citarem a agenda climática em seus planos de governo para 2026, juntos, os cinco governos empenharam apenas 1,3% do orçamento em despesas relacionadas ao tema desde 2023: R$ 6,4 bilhões, contra R$ 475 bilhões em gastos não relacionados ao clima →
Futuros governadores têm desafio de recuperar o Cerrado, berço das águas
As candidaturas ao governo dos estados receberam uma lista de propostas concretas para recuperar as bacias hidrográficas do bioma que abastece oito das doze grandes bacias do país →


Finalmente!!!! Que o Camboatá seja protegido de futuras imbecilidades populistas