Saiba como identificar os mamíferos aquáticos no Brasil

Publicação reúne ilustrações, linguagem de simples compreensão para leigos amantes da natureza distinguirem as principais diferenças entre baleias, orca, boto

15 de abril de 2019 · 5 anos atrás
Botos na Baía de Guanabara. Foto: Daniele Bragança.

Uma combinação de arte, saber científico, ilustrações e uma linguagem simples. Se você tinha dificuldade em distinguir mamíferos aquáticos como baleia, orca, golfinho ou boto, saiba que o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA), ligado ao ICMBio, lançou o Guia Ilustrado de Identificação de Cetáceos e Sirênios do Brasil, para tornar mais fácil para os leigos e amantes da natureza identificar estes animais.

No guia, o leitor poderá encontrar informações como: tipos de nadadeiras (dorsal, caudal, peitoral), características da cabeça e do rosto, peso, medidas, hábitos alimentares, além das principais ameaças às espécies e o mapa de distribuição dos mamíferos no Brasil.

A publicação é destinada a unidades de conservação costeiras, marinhas e de águas interiores e às instituições que lidam com mamíferos aquáticos. O guia recebeu apoio financeiro do ICMBio, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas (GEF Mar).

*Com informações da Assessoria de Comunicação do ICMBio.

Guia Ilustrado de Identificação de Cetáceos e Sirênios do Brasil

O Guia é ilustrado, com linguagem simples e didática.