Salada Verde

Saiu a lista tríplice para direção do INPE, mas nomes ainda são desconhecidos

Comitê de Busca encaminhou a lista tríplice para Brasília, mas, ao contrário do que aconteceu em ocasiões anteriores, comunidade científica não sabe quem são os indicados

Daniele Bragança ·
3 de setembro de 2020 · 4 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) já está com os nomes dos três candidatos a novo diretor do Instituto de Pesquisas Espaciais escolhidos pelo Comitê de Busca. Desde agosto de 2019 o órgão é dirigido por um interino, o militar da Aeronáutica Darcton Policarpo Damião.

Damião é um dos candidatos à vaga. Ele comanda, a pedido do MCTIC, uma reestruturação no órgão, que trará grandes mudanças na forma como o INPE é hoje ordenado, com extinção e fusão de coordenações.

Segundo ((o))eco apurou, a portaria de criação do Comitê de Busca nunca previu a publicação dos indicados na lista tríplice, mas os nomes sempre vazaram, o que dessa vez não ocorreu até o momento.

Há um temor de que a lista jamais venha a público e que o nome escolhido do governo não seja um dos três indicados pelo colegiado. “Há uma expectativa da comunidade [do Instituto] de ter à frente do INPE novamente um diretor legítimo e que possa defender o órgão como instituição pública e civil, e que não hesite em denunciar os poderosos, mesmo do governo, quando eles servirem a interesses outros que não o serviço público”, disse uma fonte interna do INPE que preferiu não se identificar.   

 

Leia Também 

Governo exonera coordenadora do INPE em meio a notícias sobre alta de desmatamento 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Reportagens
13 de julho de 2020

Governo exonera coordenadora do INPE em meio a notícias sobre alta de desmatamento 

Saída de pesquisadora responsável pelos dois principais sistemas de monitoramento do desmatamento na Amazônia é mais um capítulo de uma reestruturação silenciosa

Reportagens
19 de novembro de 2024

SPVS completa 40 anos com legado de transformação no Paraná

ONG é responsável pela proteção de mais de 19 mil hectares de Mata Atlântica e mantém diversos projetos bem-sucedidos de conservação de fauna e flora.

Podcast
18 de novembro de 2024

Entrando no Clima#37- Brasil é escolhido como mediador nas negociações

Os olhos do mundo estão voltados para o Brasil, que realiza a reunião final do G20, mas isso não ofuscou sua atuação na COP29

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.