Salada Verde

Salles fica e vai representar o governo na COP 26, em novembro

Ministro não sairá do Ministério do Meio Ambiente e deverá representar o Brasil na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas

Daniele Bragança ·
6 de dezembro de 2020 · 3 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Mudança na presidência dos EUA, disputas internas, brigas entre ministros, nenhum desgaste parece afetar a boa relação entre o ministro Ricardo Salles e o presidente Jair Bolsonaro, que fez questão de descartar publicamente mudanças no Ministério do Meio Ambiente. Na quinta-feira (03), o presidente afirmou que Salles representará o país na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que ocorrerá em novembro, no Reino Unido. 

O ministro conta com total apoio do Palácio do Planalto. E nem mesmo a subida no tom das críticas dos exportadores, receosos com os acenos dos países europeus em boicotar produtos brasileiros a França anunciou pacote de 100 milhões de euros para deixar de importar soja brasileira e o governo do Reino Unido apresentou uma lei para impedir que empresas britânicas comercializem commodities que estejam relacionadas com o desmatamento ilegal – parece diminuir seu prestígio. 

“Pronto para a COP-26, você representar o Brasil lá no Reino Unido?”, perguntou Bolsonaro, na live semanal do presidente. “Vamos lá para a COP-26, direto do Reino Unido, defender os interesses do País”, respondeu o ministro. 

Na segunda-feira (30), o vice-presidente Mourão anunciou, junto com o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, o aumento de 9,5% de desmatamento na Amazônia, atingindo a marca de 11.088 km². Na mesma live, na quinta, Bolsonaro comemorou que o desmatamento não está tão grande assim.

“O desmatamento deste ano está mais ou menos no patamar do ano de 2008, portanto bem abaixo do que foi 2004 e 2005”. “Isso não quer dizer que nós estejamos contentes com isso, mas tem que trazer prosperidade para a região”, disse. (Daniele Bragança).

 

Leia Também 

Membros do governo desmentem possível queda de Salles

 

 

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Salada Verde
2 de julho de 2020

Membros do governo desmentem possível queda de Salles

Após especulações sobre saída do ministro do Meio Ambiente, Wajngarten e Zambelli garantem permanência dele no cargo, o que aumenta as especulações sobre a situação de Salles

Reportagens
30 de novembro de 2020

Desmatamento na Amazônia chega a 11.088 km² e é o maior em 12 anos

Cifra é quase 3 vezes superior à meta fixada pela Política Nacional de Mudança do Clima para 2020. Alta ocorre mesmo depois de 6 meses da presença do Exército no bioma

Colunas
17 de abril de 2024

Declaração de Barcelona define novos rumos para a Década do Oceano

O encerramento do evento oficializou a primeira conferência da Década do Oceano de Cidades Costeiras que ocorrerá em 2025 na cidade de Qingdao, na China.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 3

  1. Paulo diz:

    Se ficar de boca fechada e não aloprar,tudo bem.


  2. Carlos Arrependido diz:

  3. Carlos diz: