Enquanto o Senado instalou nesta terça-feira (26) a comissão especial para analisar o afastamento da presidente Dilma Rousseff, as especulações sobre os futuros ministros de um eventual governo Temer ocupam os corredores de Brasília e enchem as colunas políticas dos jornais. Segundo a revista Época, o nome de Sarney Filho, presidente da Frente Parlamentar Ambientalista e líder do Partido Verde na Câmara, está sendo cogitado para o Ministério do Meio Ambiente. Ainda segundo a publicação, Sarney Filho se encontrou com Temer no Palácio do Jaburu na segunda, mas ainda não houve um convite.
Especulações durante trocas de governos ou anúncio de reforma ministerial são comuns. Ministeriáveis e assessores do mandatário costumam plantar notícias de possíveis novos ministros para testar a repercussão em relação ao nome do escolhido.
Histórico
Sarney Filho foi ministro do Meio Ambiente entre janeiro de 1999 e março de 2002, durante o segundo governo FHC. Durante seu ministério, foram criadas 40 unidades de conservação no pais, sendo 11 de proteção integral e 29 de uso sustentável.
Leia Também
Izabella Teixeira: “As disputas no Ministério do Meio Ambiente mudaram de patamar”
((o))eco mostra qual foi o presidente que mais criou Unidades de Conservação
Leia também
((o))eco mostra qual foi o presidente que mais criou Unidades de Conservação
Nossa tabela mostra a criação por mandato presidencial desde 1937, quando Getúlio criou Itatiaia, até hoje, final do mandato de Dilma Rousseff. →
Izabella Teixeira: “As disputas no Ministério do Meio Ambiente mudaram de patamar”
Em entrevista a ((o))eco, a ministra do meio ambiente fala dos embates e dos bastidores da sua gestão, e lamenta críticas que considera superficiais. →
Dilma confirma Kátia Abreu no Ministério da Agricultura
Principal porta-voz do agronegócio nacional, senadora do Tocantins é conhecida por lutar pela flexibilização da política ambiental. →
É como tomar posse de algo que não existe. Este famigerado MMA é um dos piores ministérios que jamais foi criado em qualquer governo. Perde de longe para o da Saúde, Educação, Cultura e outros. O único ponto positivo, descontando as nomeações de caráter meramente político, é que dispõe até de um grupo de técnicos e cientistas do mais alto padrão. Mas eles não têm verba para fiscalizar nada e não fiscalizam coisa alguma também porque estão sujeitos às pressões políticas. É um ministério acéfalo. Que merece ser extinto. Se existisse de verdade a catástrofe de Mariana não teria acontecido. Basta também ver como estão as unidades de conservação e as barbaridades cometidas em todo país contra o meio ambiente para atender os grandes grupos empresariais. Este MMA não precisa de Sarneyzinho e nem de ninguém. Tem mesmo é que acabar!
Também estou curiosa agora…hummm?
Qual um ou uma que não a Marina Silva, tá valendo!
Como é que fica o MM na história?
Seria o maior presente para o Brasil que o governo Temer poderia dar. Sarney Filho foi nosso melhor Ministro de Meio Ambiente, juntamente com o José Carlos Carvalho. Precisamos de alguém que entenda do assunto, compre as brigas, valorize as Unidades de Conservação e faça um contraponto a esse abandono que aí está. Vamos pressionar pra virar realidade, pessoal, e encorajar o Zequinha a topar!
Contatos do Temer pra fazer lobby: https://www.facebook.com/MichelTemer
Twitter: @MichelTemer
Contatos do Zequinha Sarney:
[email protected] http://www.sarneyfilho.com.br/site/index.php/fale…