
A conta da humanidade com a Terra entra no vermelho a partir de hoje, 29 de julho. Alcançamos nesta data ‒ a mais cedo do que em toda a série histórica, medida desde 1970, o Dia de Sobrecarga da Terra (Overshoot Day, em inglês), quando a humanidade já extrapolou o limite da terra, pois a demanda de consumo sobre os recursos naturais continua maior do que a capacidade de regeneração do planeta.
O dia da sobrecarga é medido desde 1970 e aparece no calendário cada vez mais cedo. Há 20 anos, essa data caiu em 29 de setembro; dez anos atrás, em 18 de agosto. Ano passado caiu no dia 01 de agosto e chegou agora em julho. A demanda por recursos continua crescendo em um planeta finito. A conta não fecha.
Calma que piora. Até 2030 a projeção é que precisaremos de 2 Terras para manter o padrão de consumo atual.
Como é feito o cálculo
A Global Footprint Network calcula o Dia da Sobrecarga da Terra todos os anos usando o cálculo de Pegada Ecológica, que inclui todas as diferentes demandas sobre a natureza, como a de alimentos, madeira e fibras (algodão); absorção de emissões de carbono da queima de combustíveis fósseis; além de construções, estradas e demais infraestruturas.
O cálculo também é feito para os países: é quando o Dia da Sobrecarga da Terra cairia se toda a humanidade consumisse como as pessoas daquela nação. No caso do Brasil, a data cai dois dias depois, em 31 de julho.
“Há uma percepção equivocada, compartilhada por alguns, de que o Brasil é país que mais preserva o ambiente no Planeta e que não teríamos qualquer problema nesse aspecto. No entanto, vamos entrar no cheque especial dos recursos naturais praticamente junto com o restante do Planeta. Temos muito o que fazer, a começar por implementar com mais rigor as regras de proteção ambiental que construímos ao longo das últimas décadas, as quais ainda são muito frequentemente deixadas de lado”, alerta Raul do Valle, do WWF-Brasil, rede parceira da Global Footprint Network.
Leia Também
Dia da Sobrecarga da Terra: entraremos no cheque especial no dia 1º de agosto
Leia também

O último dia do ano nunca chegou tão cedo
O Dia da Sobrecarga nos lembra que consumimos demais e entramos no cheque especial do planeta, desta vez quase cinco meses antes do fim do ano →

Dia da Sobrecarga da Terra: entraremos no cheque especial no dia 1º de agosto
No primeiro dia do próximo mês, a humanidade terá consumido o estoque de recursos naturais para o ano inteiro. Em 50 anos, esse é o dia mais cedo de sobrecarga →

Estatuto do Pantanal ainda será amplamente discutido, afirma relator
Relator do projeto na Comissão de Meio Ambiente diz que matéria ainda será discutida em audiências públicas. Comunidades que não se sentirem contempladas podem procurar MPF →