Vídeos

Código florestal pode por em risco áreas úmidas

Habitat rico em biodiversidade, controlam subidas e descidas repentinas dos rios. Com a redução de proteção a APPs podem ficar expostas.

Vandré Fonseca ·
12 de março de 2012 · 14 anos atrás

As mudanças no Código Florestal colocam em perigo as áreas úmidas, importantes não apenas para o meio ambiente mas também para populações tradicionais que vivem nelas. Além de ser habitat para inúmeras espécies de plantas e animais, essas áreas controlam o fluxo de água no ambiente, evitando subidas e descidas repentinas dos rios e assim evitam enchentes. E em regiões como a Amazônia, as várzeas (inundadas em parte do ano) têm um papel importante na economia e vida de populações. Comprometer estas regiões vai impactar diretamente a vida destas pessoas. Neste vídeo, os importantes estudiosos das áreas úmidas brasileiras, Maria Teresa Piedade (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) e Wolfgang Junk (Universidade Federal do Mato Grosso) falam da importância das áreas úmidas e a necessidade de uma lei para protegê-las.

Leia também

Notícias
4 de fevereiro de 2026

Indígenas mantêm ocupação do acesso ao porto da Cargill em protesto contra hidrovias

Povos do Baixo Tapajós ocupam há mais de duas semanas a entrada do terminal da Cargill em Santarém, em Santarém, contra dragagem do rio Tapajós

Salada Verde
4 de fevereiro de 2026

Sociedade civil reivindica participação no Mapa do Caminho para fim dos combustíveis fósseis

Mais de 100 organizações enviam carta a embaixador Corrêa do Lago pedindo que criação do roteiro seja “processo político real e inclusivo”

Salada Verde
4 de fevereiro de 2026

Nova Lei Geral do Licenciamento Ambiental entra em vigor

Norma criada pelo Congresso Nacional ficou conhecida, em sua etapa de construção, como PL da Devastação, pelos afrouxamentos feitos na legislação anterior e potencial destruidor

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.