Vídeos

Seminário Biodiversidade em Pauta | Mesa 2

O retorno da fauna

Redação ((o))eco ·
11 de abril de 2022 · 2 anos atrás

O seminário Biodiversidade em Pauta tem o objetivo de debater a cobertura de temas ambientais e quais as melhores formas de comunicar ciência. 

Na mesa “O retorno da fauna” foram apresentadas duas iniciativas pioneiras: o caso das florestas vazias e da reintrodução de animais-chave, no Parque Nacional da Tijuca; e a ressocialização e manejo de muriquis-do-norte, na região de Ibitipoca. Além disso, o jornalista Herton Escobar destacou as principais coberturas que fez sobre o tema e as ferramentas para construir boas histórias sobre fauna e natureza.

Palestrantes

Fernando Fernandez (UFRJ): Graduado em Biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com Mestrado em Ecologia pela UNICAMP. Obteve seu PhD pela Durham University, da Inglaterra. Professor do Departamento de Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Herton Escobar (USP): Jornalista profissional, especializado na cobertura de ciência e meio ambiente. Atualmente trabalha na Universidade de São Paulo, como repórter especial da Superintendência de Comunicação Social.

Priscila Maria Pereira (MIB): Bióloga com mestrado em Conservação e Ecologia pelo Museu Paraense Emílio Goeldi. Atuou por 8 anos na região amazônica com uso da fauna por comunidades tradicionais, educação ambiental e monitoramento de primatas. Há 5 anos trabalha no Muriqui Instituto de Biodiversidade (MIB) no projeto de revigoramento populacional de muriqui-do-norte na região de Ibitipoca, MG.

Mediação: Paulina Chamorro

Leia também

Vídeos
11 de abril de 2022

Seminário Biodiversidade em Pauta | Mesa 1

Por que e como falar de biodiversidade

Vídeos
11 de abril de 2022

Seminário Biodiversidade em Pauta | Mesa 3

Década da Restauração na manchete

Vídeos
11 de abril de 2022

Seminário Biodiversidade em Pauta | Mesa 4

Comunicação fora da caixinha

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.