Notícias

Relatório mostra que bancos (ainda) financiam crimes ambientais na Amazônia

Greenpeace revela que mais de 61 mil propriedades com sobreposição a áreas protegidas e desmatamento ilegal obtiveram crédito rural entre 2018 e 2022

Cristiane Prizibisczki ·
9 de abril de 2024

Relatório divulgado na noite de segunda-feira (8) pelo Greenpeace mostra que crimes ambientais na Amazônia ainda estão sendo financiados por bancos nacionais, apesar dos apelos pela proteção da floresta e dos compromissos de responsabilidade ambiental firmados por diferentes instituições financeiras nos últimos anos.

Intitulado “Bancando a Extinção – bancos e investidores como sócios no desmatamento”, o relatório expõe como instituições bancárias brasileiras financiaram, via crédito rural, propriedades envolvidas com grilagem, desmatamento, criação de gado em áreas protegidas e violação de direitos humanos, entre outras irregularidades.

No geral, a investigação encontrou que 61.292 propriedades com sobreposições a áreas protegidas ou desmatamento ilegal receberam crédito rural entre 2018 e 2022. 

Destas, 10.074 propriedades estavam sobrepostas a unidades de conservação, 21.692, a florestas públicas não destinadas e 24, a Terras Indígenas. Outras 29.502 propriedades apresentaram desmatamento irregular no período.

Ainda que o Manual do Crédito Rural (MRC) preveja o impedimento da concessão de financiamento para propriedades com áreas embargadas, o relatório do Greenpeace Brasil encontrou 798 imóveis com embargo do Ibama associados ao desmatamento que receberam o crédito rural, concedidos antes ou mesmo após o embargo.

Além disso, a investigação, que durou mais de um ano, olhou em detalhes para 12 propriedades envolvidas com ilegalidades que, juntas, receberam mais de R$ 43 milhões em crédito rural, entre 2018 e 2023.

“Nota-se que há descumprimento das normas atuais e também uma série de lacunas nas normas que orientam a concessão de crédito rural. Os bancos podem e devem fazer mais do que o solicitado no MCR e os reguladores devem editar novas normas para ampliar as exigências de natureza socioambiental e garantir que os recursos do crédito rural não cheguem a áreas com irregularidades”, diz Cristiane Mazzetti, porta-voz do Greenpeace Brasil.

Em 2022, o Brasil contava com 425 instituições financeiras que operavam crédito rural, entre bancos públicos, privados, cooperativas e sociedades de crédito. Destas, 164 intermediaram contratos na Amazônia Legal. Apesar deste número, a maioria das operações se concentra em apenas três bancos públicos: Banco do Brasil, Caixa Econômica e Banco da Amazônia.

Juntos, eles respondem por 70% dos valores dos contratos, sendo o Banco do Brasil responsável por quase a metade deles. Todas as instituições financeiras citadas no relatório foram procuradas pelo Greenpeace, mas apenas a Caixa Econômica respondeu. 

A instituição afirmou que “atua em alinhamento à legislação vigente, sendo vedado relacionamento com partes interessadas para as quais sejam evidenciadas práticas que não estejam aderentes às exigências de caráter social, ambiental e climático”. Em nota enviada do Greenpeace, a Caixa também detalhou algumas das medidas tomadas e que afirmou estão “empenhados em adotar e desenvolver práticas inovadoras e eficazes que nos permitam superar as expectativas regulatórias e sociais”.

A ((o))eco o Banco do Brasil afirmou que a política de crédito da instituição “observa critérios socioambientais na análise e condução de empréstimos e financiamentos” e que a instituição “exite dos tomadores de crédito a apresentação de documentos que comprovem a regularidade socioambiental dos emprendimentos”.

“O Banco do Brasil possui processo automatizado, com uso de soluções analíticas e inteligência artificial, que verifica se a área a ser financiada possui restrições legais ou vedações normativas, utilizando bases públicas restritivas. As operações de crédito contam com cláusulas que permitem a decretação do vencimento antecipado e a suspensão imediata dos desembolsos em caso de ocorrência de infringências socioambientais”, disse ainda a instituição.

Também em nota enviada a ((o))eco, o Banco da Amazônia reafirmou seu compromisso com a sustentabilidade na região amazônica, “ressaltando sua liderança tanto no mercado quanto na conformidade com a legislação ambiental”.

“Estamos em constante aprimoramento de nossos critérios de avaliação de riscos socioambientais e climáticos. Atualmente, esses critérios incluem a verificação automática de sobreposição com áreas indígenas, quilombolas, reservas públicas, unidades de conservação e embargos, demonstrando nosso compromisso com a preservação do meio ambiente e o respeito às comunidades locais”, declarou a instituição.

*O texto foi atualizado no dia 10/04/24, às 16h50, para inserção das respostas do Banco do Brasil e do Banco da Amazônia.

  • Cristiane Prizibisczki

    Cristiane Prizibisczki é Alumni do Wolfson College – Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde participou do Press Fellow...

Leia também

Notícias
14 de dezembro de 2023

PL do licenciamento restringe responsabilidade de bancos pelos danos ambientais gerados por seus financiamentos

Entidades alertam que esse “jabuti” bate de frente com a legislação federal e ampliará danos à conservação e ao clima

Notícias
30 de maio de 2023

Para conceder crédito, bancos brasileiros vão exigir que frigoríficos provem legalidade da carne

Novas regras criam protocolo comum nas operações de crédito com frigoríficos e exigem monitoramento de fornecedores diretos e indiretos, mas só em 2025

Notícias
13 de abril de 2023

Em 2022, bancos investiram U$673 bi na exploração de combustíveis fósseis

Desde a adoção do Acordo de Paris, que visa limitar emissões, as 60 maiores instituições financeiras do mundo injetaram U$ 5,5 trilhões em empresas do ramo

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.