Três dias após a data que celebra o dia mundial dos animais (04), os deputados da Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados acabam de aprovar, por unanimidade, um projeto que quer reduzir os milhões de atropelamentos que ocorrem no país.
Trata-se do projeto de lei 466/2015, de autoria do deputado Ricardo Izar (PSD-SP). A proposta pretende criar uma política nacional que reduza os atropelamentos de fauna.
O atropelamento de fauna é um problema ambiental sério, responsável por ceifar a vida de 475 milhões de animais silvestres vertebrados por ano nas estradas brasileiras, segundo estimativas produzidas pelo Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas.
O projeto determina a criação de um cadastro nacional de acidentes com animais silvestres, além da fiscalização e monitoramento constante nas áreas de maior incidência desses atropelamentos e implementação de medidas que auxiliem a travessia da fauna silvestre, tais como instalação de sinalização e redutores de velocidade, passagens aéreas ou subterrâneas, passarelas, pontes, cercas e refletores.
Tramitação
Após a aprovação pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, o projeto segue agora para a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Leia Também
Projeto de lei quer reduzir atropelamento de animais
O pesquisador que quer salvar animais com um celular
Atropelamento de fauna: desastre ambiental fácil de evitar
Leia também
Atropelamento de fauna: desastre ambiental fácil de evitar
A Ecologia de Rodovias dispõe de conhecimento sobre como gerir uma estrada, mitigando os efeitos sobre a fauna. Falta colocar em prática. →
O pesquisador que quer salvar animais com um celular
As estradas brasileiras matam não só gente como milhões de animais por ano. Pesquisas e uso de tecnologia podem ajudar a conter o problema. →
Projeto de lei quer reduzir atropelamento de animais
Estima-se que 475 milhões de animais vertebrados morram por ano nas estradas brasileiras. Nova legislação quer reduzir o problema. →
Foto de SMA Verdade.
SMA Verdade
28 de setembro às 13:51 ·
ALTA FLORESTA/PARANAÍTA: MT 206 se torna corredor da morte para animais. Anta atropelada é fotografada na beira da pista. http://www.smaverdade.com.br/…/alta-flores…
Curtir Comentar Compartilhar
Ana Lucia Artesã Neves curtiu isso.
Comments
Sandra Antonio Alves
Sandra Antonio Alves VAMOS FAZER NOSSA PARTE, VAMOS DIVULGAR, Dionéia Martins, Marcelo Moreira Bazílio.
Curtir · Responder · 1 · 28 de setembro às 14:54
Acho que você copiou isso do Facebook! rs
Este é o caminho.