Notícias

Vítimas

E um jornal, o Guardian, e uma revista, a National Geographic, trazem histórias sobre o drama de dois grupos de criaturas que sofrem barbaramente por conta do aquecimento global. Na revista, as estrelas da tragédia são os ursos polares . O derretimento que graça na Antártica está encolhendo seu habitat, formado essencialmente por gelo. No jornal, a história tem como protagonistas os 980 seres humanos que habitavam o atol de Carteret. Há 30 anos, eles batalham contra o aumento do nível de água no Pacífico, causado pelo aquecimento global. Mas esta semana, desistiram. Chegaram à conclusão que seu torrão natal vai mesmo submergir e estão se mudando de mala e cuia para a Papua-Nova Guiné. São os primeiros refugiados humanos do desastre climático que estamos pacientemente construindo há séculos.

Redação ((o))eco ·
28 de novembro de 2005 · 20 anos atrás

Leia também

Colunas
11 de fevereiro de 2026

A Fotografia em tempos de IA: transformação ou extinção?

Pedir para a Inteligência Artificial criar uma imagem através de comandos pode, à princípio, ser inofensivo, mas o que acontecerá a longo prazo?

Salada Verde
11 de fevereiro de 2026

STF dá prazo de 24 meses para Congresso regulamentar mineração em terras indígenas

Decisão reconhece omissão legislativa, fixa prazo de dois anos para regulamentação e estabelece parâmetros provisórios para pesquisa e lavra mineral enquanto a lei não é aprovada

Reportagens
11 de fevereiro de 2026

Milhares de projetos minerários ameaçam água e biodiversidade na maior cordilheira do Brasil

Extração crescente na Serra do Espinhaço atende inclusive à demanda por insumos críticos para a transição energética

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.