Notícias

Vítimas

E um jornal, o Guardian, e uma revista, a National Geographic, trazem histórias sobre o drama de dois grupos de criaturas que sofrem barbaramente por conta do aquecimento global. Na revista, as estrelas da tragédia são os ursos polares . O derretimento que graça na Antártica está encolhendo seu habitat, formado essencialmente por gelo. No jornal, a história tem como protagonistas os 980 seres humanos que habitavam o atol de Carteret. Há 30 anos, eles batalham contra o aumento do nível de água no Pacífico, causado pelo aquecimento global. Mas esta semana, desistiram. Chegaram à conclusão que seu torrão natal vai mesmo submergir e estão se mudando de mala e cuia para a Papua-Nova Guiné. São os primeiros refugiados humanos do desastre climático que estamos pacientemente construindo há séculos.

Redação ((o))eco ·
28 de novembro de 2005 · 21 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Análises
21 de setembro de 2026

Quem faz a coexistência entre pessoas e fauna silvestre acontecer?

Por que precisamos reconhecer, formar e apoiar gestores e gestoras de coexistência e entender seu papel na conservação de espécies em conflito com moradores

Análises
21 de setembro de 2026

Ariranhas em risco: como conciliar conservação e turismo de observação?

O Pantanal se consolida como destino mundial de observação de fauna, mas o crescimento do turismo ainda ocorre sem diretrizes e políticas claras

Externo
18 de setembro de 2026

Na Amazônia, zonas eleitorais com mais evangélicos e brancos tendem a votar em candidatos contra o clima 

Análise exclusiva da InfoAmazonia cruza dados eleitorais e demográficos e identifica associação entre composição racial e religiosa das zonas eleitorais amazônicas e a queda no alinhamento à pauta climática

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.