O Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública da União (DPU) cobram uma vez mais do governo baiano a revogação do licenciamento do megaprojeto turístico-imobiliário Ponta dos Castelhano, que ocupa quase 20% da ilha de Boipeba e afetará comunidades tradicionais e a Mata Atlântica.
O ofício remetido dia 4 de abril ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) e ao secretário de Meio Ambiente Eduardo Martins questiona porque as demandas enviadas em 14 de março ainda não foram cumpridas. Esta semana, se completa um mês desde que o MPF pediu o cancelamento da licença.
Fontes consultadas por ((o))eco avaliam que a Justiça deve ser acionada frente à insistência do governo baiano em licenciar o empreendimento sobre terras federais.
Igualmente atendendo às demandas do MPF, a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) proibiu qualquer obra e suspendeu os títulos de terras conferidos à Mangaba Cultivo de Coco. Responsável pelo projeto, a empresa tem sócios como José Roberto Marinho, da Fundação Roberto Marinho, e o economista Armínio Fraga.
Leia também
Audiências públicas analisam um megaprojeto privado na ilha de Boipeba
As reuniões tratarão da legalidade e de impactos socioambientais projetados para o empreendimento de empresários e investidores →
Órgãos federais de terras e ambiente não aprovaram projeto em Boipeba
MPF reitera que o megaempreendimento está em terras públicas da União e pede ao governo da Bahia a sua revogação imediata →
Governo baiano autoriza resort de luxo que afetará Mata Atlântica e povoados tradicionais
A empreitada tem sócios como José Roberto Marinho, um dos herdeiros do Grupo Globo, e Armínio Fraga, economista e ex-presidente do Bacen →
No final tudo se acerta, já viram milionários se dando mal no Brasil, jacone distrito de Maricá um paraíso saiu o licenciamento do porto, em Maricá saiu uma licença para construção de um mega empreendimento com resort, hotel, casas de luxo numa reserva florestal com mangue um paraíso natural, prefeito de Maricá, esse ano me mudo pra jacone se virar um Rio de janeiro me mudo rápido.