“Agonia da fauna pantaneira chega à sede do DNIT” e mais
16 de maio de 2023
Em três anos (2017-2020), houve mais de 10 mil colisões veiculares contra fauna silvestre nas rodovias de Mato Grosso do Sul. Destas, 40% envolveu animais que poderiam causar danos materiais significativos — e igualmente perigosos — para seres humanos, como o tamanduá-bandeira e a anta. Para cobrar soluções e protestar contra essa realidade, organizações ambientalistas depositaram animais mortos na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Campo Grande (MS), nesta segunda-feira (15).
Na última quinta-feira (4), uma sentença do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia determinou o bloqueio de 19 matrículas de imóveis localizados no município de Correntina, atendendo ao pleito da comunidade de Fecho e Fundo de Pasto Capão do Modesto, que denuncia a invasão de suas terras por empresários do agronegócio de algodão, milho e soja. Segundo a decisão, os empresários averbaram suas reservas legais dentro do território tradicional da comunidade, numa manobra conhecida como “grilagem verde”.
Conhece alguém que se interesse pela temática do meio ambiente?
Você pode sugerir a nossa curadoria clicando aqui.
Boa leitura!
Equipe ((o))eco
Ei! Você já faz parte do Whatsapp do ((o))eco?
Ele é mais um canal para você se manter atualizado das notícias do meio ambiente. Lá, você vai receber nossos boletins de áudio, reportagens imperdíveis e conteúdos sobre meio ambiente direto na palma da sua mão. E, toda segunda-feira, a sua semana começa com uma notícia positiva do nosso EcoCast!
Vem com a gente! Basta Clicar no banner da preguicinha para participar 👇🏾
Agonia da fauna pantaneira chega à sede do Dnit
Seis pessoas morreram em colisões de veículos com animais na MS-040
Um plano para salvar duas árvores 100% brasileiras da extinção
Justiça determina bloqueio de matrículas de fazendas em territórios tradicionais no oeste da Bahia
Nova trilha aquática da Rede Brasileira de Trilhas é a primeira no Rio Grande do Sul
Está gostando da nossa newsletter diária? Você pode receber todos os fins de semana a nossa Newsletter O Eco+ — mais completa e analítica — participando da nossa campanha de membros. Além disso, você ajuda a financiar o jornalismo ambiental independente. É só clicar abaixo para se inscrever.